Carro elétrico chinês perdeu a bateria enquanto andava; veja o vídeo
Recentemente, um carro elétrico perdeu a bateria enquanto estava transitando pela rua. O caso curioso foi registrado em Chengdu, na província de Sichuan, na China.
Um pedestre gravou um vídeo que mostra o exato momento em que a bateria se desprendeu do modelo chinês Cao Cao 60 EV e caiu no meio da via. O conteúdo, claro, viralizou. Confira, abaixo:
O modelo é um crossover e tem autonomia de 415 km. Ao que parece, a bateria caiu inesperadamente, e o carro parou logo após o acidente. No vídeo, aparece o veículo com a tampa do porta-malas aberto e, alguns metros atrás, sua bateria de lítio-fosfato de ferro. As informações são do site Quatro Rodas.
Erro de encaixe
A Cao Cao é uma empresa de carros por aplicativo, cuja dona é a fabricante chinesa Geely, que tem ações majoritárias da Volvo, entre outras marcas. O 60 EV é um SUV cupê elétrico voltado para o uso em plataformas de carros compartilhados. Justamente por isso, sua bateria, fornecida pela CATL, pode ser rapidamente substituída por outra totalmente carregada.
Estações próprias fazem esse processo de forma automática. A bateria usada desliza para fora do carro, sendo substituída por outra, nova, totalmente carregada e pronta para uso, por exemplo.
Talvez esse tenha sido o problema. O sistema de troca de baterias ainda é atípico, mas a Geely anuncia que seus testes de segurança são três vezes mais exigentes que o padrão do mercado chinês, que incluem passar por água a uma altura de 30 cm durante 30 minutos. E ainda faz mais de 10.000 verificações na operação de substituição da bateria de forma a garantir o máximo de segurança deste processo. Mas alguma coisa deu errado, neste caso, certamente.
O processo consiste em um robô que desparafusa a unidade de carga do veículo e a substitui, ou seja, encaixando-a no lugar, que fica abaixo do carro, em poucos segundos. Esse sistema é bastante popular na Ásia com motos elétricas, mas também com carros. Entretanto, durante a troca da bateria do veículo, um erro de encaixe deve ter provocado o incidente.