Carro voador elétrico está em pré-venda e será destaque na CES 2023
A startup norte-americana Aska promete apresentar nesta semana o seu protótipo de carro voador elétrico (eVTOL), durante a CES 2023. O veículo pode ser dirigido em estradas e decolar verticalmente como um helicóptero.
Na CES 2022, a Aska já havia exibido um modelo conceitual do cockpit do carro/helicóptero, em que era possível ter uma experiência imersiva de como seria dirigir e voar nele. Porém, a organização do evento promete que os visitantes poderão ver neste ano um protótipo em tamanho real, incluindo uma demonstração de condução do veículo.
Para voar, ele usa um conjunto de asas móveis e retráteis, bem como grandes hélices, com o design lembrando um quadricóptero, como pode ser visto no vídeo abaixo:
O veículo tem capacidade para quatro pessoas, alcance de voo de até 400 km e a uma velocidade de até 240 km/h. Já no solo, a empresa almeja certificar o eVTOL para que ele atinja até 112 km/h, com as primeiras entregas permitindo que ele seja usado em estradas locais.
Além disso, ele é um veículo elétrico, sendo movido a um pacote de baterias com seis células, e que também pode ser convertido para qualquer outra fonte de energia, incluindo o hidrogênio.
O carro foi desenhado para consumidores finais, prometendo oferecer uma maneira “flexível e superfácil” de dirigir e voar.
A expectativa da startup é que o veículo receba aprovação regulatória e certificação de voo até 2025, com os primeiros eVTOLs sendo entregues a partir de 2026. Para quem está interessado nesse tipo de mobilidade aérea, a empresa já está promovendo uma pré-venda do veículo elétrico voador – que deverá custar a partir de 789 mil dólares (cerca de R$ 4,3 milhões na conversão direta).