O Windows 11 está chegando, o que significa que também é hora da Microsoft lançar um novo hardware Surface para acompanhá-lo. É esperado novidades da linha no evento virtual que vai acontecer nesta quarta-feira (22), ao meio-dia no horário de Brasília, através do link oficial.

Separamos quais dispositivos a gigante da tecnologia poderá mencionar no dia:

Surface Duo 2

O Surface Duo 2 da segunda geração compensará as loucuras de design do primeiro? Imagem: Sam Rutherford

Começando pelo produto menos Windows da linha: novamente, a Microsoft investe em celulares Android dobráveis, o Surface Duo 2 vazou em julho aparecendo pela primeira vez no YouTube, e então, o Windows Central deu as informações sobre.

O dispositivo dobrável de tela dupla, dois monitores de 5,8 polegadas que são separados por uma dobradiça. Provavelmente as câmeras são aprimoradas pois os vazamentos mostram um módulo de câmera traseira com três lentes: uma grande angular, uma ultra-grande angular e uma teleobjetiva. Há também uma câmera selfie no interior para foto e chamadas de vídeo.

A capacidade da bateria do Surface Duo 2 deve aumentar para ajudar a acomodar a suposta taxa de atualização alta do dispositivo. Existe a chance que o Surface Duo 2 tenha um chip Qualcomm Snapdragon 888, conectividade 5G, Bluetooth 5.1 e NFC, o que deve ajudar a compensar o fracasso que foi o da primeira geração.

Surface Book 4

O dispositivo que provavelmente vai roubar os holofotes é o Surface Book 4, que é o laptop carro-chefe da Microsoft. De acordo com patentes e renders divulgados, espera-se que seja um redesign completo do dois-em-um portátil, com a Microsoft deixando de lado a tela removível em favor de uma com fio que é mais estável. As iterações anteriores do Surface Book eram pesadas na parte superior, uma vez que todos os componentes foram colocados dentro da tela. Mas isso tornaria o Surface Book 4 um conversível genuíno, capaz de passar de um laptop a um tablet para desenhar e ler. As especificações possíveis incluem um trackpad maior, uma tela de 14 polegadas, duas portas USB-C e gráficos NVIDIA RTX.

O portal Windows Central observa que o nome não foi 100% confirmado. Alguns dos nomes possíveis incluem “Book 4”, “Laptop Pro” e “Laptop Studio”.

Surface Pro 8

Por anos, a Microsoft está comprometida com seu pequeno dispositivo Surface, e provavelmente veremos o próximo junto com o Windows 11. Imagem: Microsoft

O dispositivo que mais se assemelha ao Surface de primeira geração é o suposto Surface Pro 8. Este ajudará a inaugurar o Windows 11, assim como o original ajudou a lançar o Windows 8 em 2012.

O Surface Pro 8 provavelmente não será uma mudança drástica de design, já que a Microsoft construiu uma linha extensa de acessórios e periféricos especificamente para este dispositivo. No entanto, o The Verge relata que o design deve incluir uma tela maior e engastes menores e que pelo menos uma variante do Surface Pro 8 terá suporte Thunderbolt, o que seria inédito para um dispositivo Surface. Ele também deve ser atualizado com os chips de 11ª geração da Intel, o que é normal para a maioria dos anúncios de laptops neste ano.

Surface Pro X e Surface Go 3

A Microsoft estaria fazendo uma versão somente Wi-fi do Surface Pro X. Foto: Sam Rutherford

Provavelmente haverá um choque de mudanças em hardware para o Surface Pro X baseado em ARM , incluindo uma atualização do chip e uma tela com uma taxa de atualização mais alta. Mas, além disso, há poucos vazamentos e rumores sobre o Surface Pro X, além do fato de que a Microsoft pode estar criando uma versão Wi-fi do dispositivo.

O orçamento do Surface Go também deve ter uma repetição com o Surface Go 3. Mas na maior parte do tempo, estamos apenas esperando um aumento nas especificações. Os resultados do Geekbench apontam para o Surface Go 3 de baixo custo rodando um Intel Pentium Gold 6500Y e a versão superior rodando em um processador Intel Core i3-10100Y com LTE.

Assine a newsletter do Gizmodo

Acessórios

Esperamos que os dispositivos Surface recebam novos recursos. É provável que haja uma nova Caneta Surface no horizonte para acompanhar o Surface Book 4, junto com o suporte háptico ajustado aos novos recursos específicos da caneta do Windows 11. A linha de Case Teclado que acompanham os dispositivos Surface também podem ser atualizadas. Não há informações sobre se a Microsoft pode atualizar o Surface Headphones 2 ou Surface Earbuds, já que eles já têm um ano e meio.

Mas descobriremos logo quando a Microsoft anunciar todo o seu novo hardware e a chegada do Windows 11 em 5 de outubro.