ChatGPT já permite acesso direto a “GPTs” personalizados; saiba mais
O ChatGPT recebeu uma nova funcionalidade que permite interagir com outras ferramentas de IA personalizadas durante uma conversação. No entanto, o recurso recém-lançado é restrito aos assinantes do plano premium da plataforma da OpenAI, que custa US$ 20, aproximadamente R$ 100 em conversão direta.
ChatGPT Personalizado
Para interagir com outras plataformas alimentadas pelo GPT-4 basta digitar “@” na caixa de texto, que uma lista com os chatbots disponíveis será exibida ao usuário. Para ter maior precisão durante a busca, o usuário pode colocar as primeiras letras ou escrever o nome do “GPT” completamente.
Loja GPT
Os GPTs são versões personalizadas do ChatGPT, construídos para finalidades diferentes da proposta original. Eles foram criados por terceiros e estão disponíveis na GPT Store, uma loja digital com uma extensa biblioteca de ferramentas de IA baseada no poderoso modelo de linguagem da OpenAI.
Lançadas a menos de um mês, a loja já conta com mais de 150 mil GPTs no catálogo, mas estima-se que mais de 3 milhões já foram criados e podem começar a fazer parte da vasta biblioteca em breve. As versões personalizadas servem para propósitos específicos, desde facilitar a interação com plataformas de design ou até auxiliar nos estudos de idiomas estrangeiros.
Os assinantes podem criar suas próprias ferramentas customizadas no ChatGPT Builder mesmo sem ter experiência com linguagens de programação. Para desenvolver o próprio recurso, basta o fornecimento de algumas instruções detalhadas sobre a finalidade do produto para prosseguir com a criação.
Monetização
A OpenAI afirmou ainda que pretende monetizar os criadores dos GPTs com base no número de acessos. O programa de pagamentos ainda não foi detalhado pela empresa, mas deve começar a valer ainda em 2024, começando pelos Estados Unidos e posteriormente sendo expandido para novas regiões do planeta.