Assim como os humanos, chimpanzés gostam de mostrar objetos uns aos outros
Pesquisadores da Universidade de York, no Reino Unido, capturaram um momento único no reino animal. No vídeo, é possível ver Fiona, uma chimpanzé fêmea adulta, mostrando uma folha para Sutherland, sua mãe. As imagens foram registradas na floresta de Kibale, em Uganda.
Pode parecer um gesto simples, porém o ato de compartilhar objetos sem qualquer finalidade especial nunca havia sido detectado para espécies não humanas. O novo estudo publicado na revista PNAS sugere que, em certas condições sociais, os chimpanzés selvagens podem compartilhar experiências uns com os outros, usando gestos para comentar ou observar o mundo.
A equipe analisou mais de 80 episódios de chimpanzés mexendo em folhas para descartar explicações alternativas para o comportamento. Em resumo, os pesquisadores queriam confirmar que os primatas não estavam mostrando objetos a fim de compartilhar alimentos ou brincar, mas sim apenas para exibir algo interessante.
Os bebês humanos, por exemplo, mostram seus brinquedos aos adultos enquanto estão descobrindo o mundo. Os adultos, por sua vez, têm o costume de compartilhar fotos e vídeos de viagens ou vivências nas redes sociais.
Cientistas acreditam que a capacidade de compartilhar experiências ajudou os humanos a desenvolverem habilidades cognitivas que os diferenciam de outras espécies. A linguagem e o ato de cooperarmos em algumas situações entram nessas competências adquiridas graças ao hábito de partilhar.
Ainda não está claro o motivo que leva os chimpanzés a exibirem outros objetos. Os pesquisadores pretendem conduzir novos estudos em comunidades maiores desses animais para ver se encontram outros membros exibindo e compartilhando folhas ou outros materiais.