O Chrome acaba de festejar seu 10º aniversário neste mês. Embora ele não seja mais o navegador super-rápido e leve que fez as pessoas se apaixonarem por ele há uma década, o Google não parou de tentar colocar novos recursos no programa ao longo dos anos.

• Google conta a história por trás do joguinho de dinossauro que aparece no Chrome offline
• Seis maneiras como o Google Chrome mudou a forma como navegamos na web

Em sua versão mais recente do Chrome 70 beta, o Google espera tornar o login em sites um pouco mais fácil, permitindo ao navegador usar o leitor de impressão digital em seu dispositivo Android ou Mac como uma forma de autenticação de dois fatores. Sim, não é exatamente uma maneira completa de se livrar das senhas, mas já é um começo.

Naqueles momentos em que você precisa digitar uma senha ou outro tipo de informação delicada, o Chrome 70 vai também automaticamente deixar o modo de tela cheia sempre que uma página com uma caixa de diálogo aparecer, o que inclui qualquer momento em que um site pede que você digite um endereço, informações de cartão de crédito ou outros prompts de autenticação.

A segunda grande mudança no Chrome 70 beta é uma experiência de teste para a API Shape Detection, do Google, que permite ao Chrome detectar e reconhecer coisas como rostos, códigos de barras e textos dentro de imagens. Isso deve ajudar a melhorar recursos que dependem de OCR (onscreen character recognition, ou “reconhecimento ótico de caracteres”), de forma que você possa transformar mais facilmente uma foto de um documento de texto em um PDF ou simplesmente facilitar o escaneamento de um QR code sem precisar pegar um segundo dispositivo.

Por fim, embora o Google tenha declarado vitória para o HTTPS no Chrome 69 ao remover a tag “Seguro” da barra de URL quando você visita um site que obedeça às regras em relação ao protocolo, se você visitar uma página ainda usando HTTP, o Chrome 70 vai disparar um aviso em vermelho para que você saiba que o site é “Não seguro”.

Se você estiver interessado em saber mais sobre outras pequenas mudanças no Chrome 70 beta, visite o Chromium Blog, do Google, clicando aqui (em inglês).

Imagem do topo: Google