O que você usa pra fazer churrasco? Um queimador de propano? Uma churrasqueira a carvão? E o que você acharia de usar um RIO DE LAVA? Foi exatamente isso que os aventureiros gastronômicos do Bompas & Parr usaram para assar dois bifes — depois eles optaram por algo mais normalzinho: relâmpagos.

Os caras do Bompas & Parr basicamente ganham a vida fazendo coisas malucas com comida. Eles já vaporizaram gim. Criaram um lustre de alta-voltagem que funciona usando picles. E agora eles decidiram focar num projeto bem perigoso: cozinhar com lava.

anu0ahuac8ns0m3sxvld

Para isso, eles viajaram até a Universidade de Siracusa, onde um professor de arte chamado Robert Wysocki e um professor de Ciências da Terra chamado Jeff Carson lideram o Projeto Lava da Universidade de Siracusa, que inclui um forno super quente que pode produzir lava realista para fins científicos e artísticos. Os professores concordaram em deixar o pessoal do Bompas & Parr usar o forno para cozinhar pela primeira vez.

ibjojy4wzj7stsgi5suq

No vídeo abaixo, postado no DesignBoom, você pode assistir ao pessoal com roupas especiais colocando uma grelha sobre uma calha por onde está passando lava a 1.148 graus Celsius. Depois, eles colocam dois belos bifes pra assar e, para acompanhar, algumas espigas de milho.

Depois de comer bife feito na lava, que tal uma carne grelhada a relâmpagos? Em junho, os B&P viajaram para o Laboratório de Alta Voltagem Tony Davies da Universidade de Southampton para fazer outro delicioso experimento, que foi mostrado pela edição do mês passado da Wired.

hs2ngodcprywxysefk8s

Veja como a equipe descreve o processo de cozinhar com raios artificiais:

O calor do relâmpago se acumula na resistência. Quanto maior for a resistência, mais intenso será o calor. Então quando o raio passa pelo ar ele pode chegar a 27.760 graus Celsius, cinco vezes mais quente que a superfície do Sol. Nossos bifes estavam prontos em microssegundos.

Infelizmente, parece que não há um vídeo desse processo. Mas você pode ver mais maluquices do Bompas & Parr no site deles.

[Bompas & Parr via DesignBoom]