Não há nada melhor para a sua memória do que uma boa noite de sono – é isso o que indica um novo estudo feito por cientistas chineses e norte-americanos publicado na Science.

Não é exatamente novidade que dormir bem ajuda no aprendizado e na memória. O que o estudo conseguiu foi ver o que acontece dentro do nosso cérebro enquanto dormimos – as sinapses que ocorrem durante o sono.

Os pesquisadores ensinaram camundongos a andar no topo de uma haste rotativa. Enquanto isso, observaram dentro do cérebro deles com um microscópio para entender o que acontecia quando eles estavam dormindo – ou quando não dormiam. Assim, eles perceberam que os camundongos que dormiam mais formavam mais conexões entre neurônios – as sinapses – do que os outros.

Eles também perceberam que o sono profundo é fundamental para a formação da memória – nesse estágio, o cérebro faz um replay do que aconteceu em outros momentos do dia. É assim, então, que o aprendizado se estabelece.

Portanto, não se esqueça: perder uma noite de sono para estudar para uma prova pode até fazer você rever uma ou outra coisa de uma matéria, mas não é nem um pouco indicado para quem quer realmente aprender. [BBC]

Foto via danielfoster437