Trocar o fogão a gás por alternativas elétricas pode reduzir poluição do ar dentro de casa em mais 50%, de acordo com cientistas dos EUA.
A descoberta, publicada em um estudo na revista acadêmica Energy Research & Social Science, revela o fogão a gás tem mais emissões de dióxido de nitrogênio, sendo um risco à saúde. Cientistas da Columbia University Mailman School of Public Health realizaram a pesquisa.
No estudo, os cientistas trocaram o fogão a gás por fogões elétricos em 20 residências de famílias de baixa renda no Bronx, em Nova York.
Entre outubro de 2021 e julho de 2022, os cientistas monitoraram essas residências para avaliar a qualidade do ar dentro de casa, bem como o uso do fogão antes e depois de trocar o fogão a gás.
Desse modo, os cientistas descobriram que as casas que usavam fogões por indução elétrica apresentaram uma redução impressionante de 56% na média diária de concentrações de dióxido de nitrogênio em relação às casas com fogão a gás.
Aliás, os cientistas realizaram testes controlados revelando que os níveis de dióxido de nitrogênio dispararam drasticamente quando o fogão a gás foi usado para cozinhar. Em contrapartida, os níveis continuaram estáveis em casas que trocaram o fogão a gás pelos elétricos.
Vale ressaltar que a troca do fogão a gás pelo elétrico recebeu uma aprovação esmagadora pelos participantes. Eles elogiaram a velocidade de cozimento, segurança e facilidade de uso dos fogões por indução. Nenhum dos participantes decidiram voltar a usar o fogão a gás.
Sustentabilidade para todos
O estudo é importante para levantar dados sobre a população mais carente após Nova York aprovar uma lei proibindo fogões e aquecedores a gás para atingir as metas climáticas.
Por isso, os cientistas realizaram o estudo como parte de um projeto chamado “Sai o Gás, Entra a Justiça”, da ONG We ACT para Justiça Ambiental.
Além disso, estudo é o primeiro a avaliar a viabilidade e os benefícios de trocar o fogão a gás em imóveis populares. Esse também é o primeiro estudo a avaliar os efeitos do fogão elétrico nos EUA em um mesmo cenário.
A exposição à poluição do ar é desproporcional em comunidades de baixa renda e grupos minoritários. Isso ocorre por fatores como condições de moradia e proximidade a fontes de poluição.
Portanto, os cientistas destacam a importância em priorizar soluções igualitárias durante a transição para energia limpa, incluindo a troca do fogão de gás.