A tecnologia disponível para registrar a luz em imagens enquanto ela se move através do espaço está cada vez mais avançada. Recentemente, vimos uma nova câmera de alta velocidade capturar um pequeno pulso refletido em um espelho. Agora, é possível gravar em imagem toda a trajetória de voo de um laser enquanto ele salta por aí em um laboratório.

Este filme mostra um novo arranjo para experimentos desenvolvido por pesquisadores da Universidade Heriot-Watt, em Edimburgo, Reino Unido. Ele usa uma grade 32 por 32 detectores, utilizados para gravar quando os fótons chegam a um local preciso. Um pouco de processamento de números permite que os dados do sensor sejam transformados nas imagens do vídeo que você vê abaixo — isto é equivalente à uma gravação da trajetória de voo do pulso de laser em 20 bilhões de quadros por segundo.

Embora seja um experimento puramente acadêmico, existem também algumas aplicações plausíveis para o sistema de detecção; os cientistas calculam que ela poderia ser usado para medir o comportamento dos plasmas, por exemplo. Mas, por enquanto, vamos apenas observar esse pulso de laser pulando para lá e para cá.

[New Scientist]