Ciência

Cobras dormem com os olhos abertos? Veja esta e outras curiosidades

Alguns estudos definem o sono de cobras como “sono vigilante” porque elas possuem mecanismos notáveis para continuar em alerta
Imagem: José Felipe Batista/Comunicação Butantan

Você já se perguntou sobre como as cobras dormem apesar de ficarem com os olhos abertos? Já que as cobras não tem pálpebras, elas não conseguem fechar os olhos, logo, não conseguem dormir, certo? Errado.

whatsapp invite banner

As cobras dormem mesmo com os olhos abertos devido a uma escama na região dos olhos que protege contra o ressecamento.

De acordo com estudos, as cobras dormem um estado caracterizado pelas reduções da atividade de da taxa metabólica. Uma pesquisa revelou que cobras apresentam um comportamento cerebral diferente quando dormem, similar ao sono com movimento rápido dos olhos (R.E.M.) dos humanos.

Durante os períodos de descansos, as cobras podem se enrolar o continuarem paradas, conservando energia e permitindo recuperação física e mental. Além disso, as cobras dormem com os olhos abertos como mecanismos de defesa, ou seja, sempre estão de olho.

Como identificar se cobras estão dormindo?

Algumas pistas podem ajudar a saber que uma cobra está dormindo. Se ela estiver parada há horas e sem mexer a língua, além não apresentar reação e manter uma respiração lenta e profunda, é possível que ela esteja dormindo.

Aliás, cobras podem ficar muitas horas dormindo. Na média, mesmo com os olhos abertos, as cobras dormem cerca de 16 horas por dia. Algumas espécies passam 22 horas dormindo.

Onde as cobras dormem? 

O lugar de descanso das cobras depende muito do estilo de vida. Espécies que habitam florestas costumam dormir enroladas em galhos de árvores. Já as cobras de regiões desérticas preferem dormir em pilhas de detritos, como pedras ou folhas, ou debaixo da terra.

No geral, cobras dormem em ambientes mais silenciosos e seguros, onde conseguem evitar o ataque de predadores.

Uma cobra se camufla na areia

Imagem: Marisa Ishimatsu/Reprodução

Fator temperatura

A temperatura tem um papel importante na forma como as cobras dormem. As espécies venenosas dependem de fontes externas de calor para regular a temperatura corporal. Essa dependência influencia em seus hábitos de sono e níveis de atividade.

Em temperaturas baixas, as cobras ficam menos ativas, buscam abrigos mais aquecidos, e dormem mais. Muitas cobras entram em um estado similar à hibernação, quando dormem por períodos extensos durante o inverno, a diferença são apenas os olhos abertos.

Como as cobras continuam em alerta enquanto dormem?

Alguns estudos definem o sono de cobras como “sono vigilante” porque elas possuem mecanismos notáveis para continuar em alerta mesmo enquanto dormem.

Cobras ficam em alerta mesmo enquanto dormem

Imagem: David Clode/Unsplash/Reprodução

Através de órgãos extremamente sensíveis, como a língua e as fendas, as cobras continuam a obter informação sobre os arredores, incluindo possíveis ameaças ou presas, mesmo durante o sono.

Além disso, a capacidade avançada de detectar vibrações permite que as cobras durmam, mas continuem a sentir perigos se aproximando através da percepção de movimentos de animais próximos.

Esses sentidos aguçados, bem como o “sono vigilante”, permite que as cobras reajam rapidamente a quaisquer mudanças no ambiente.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas