Onde Assistir

Bahia x Cuiabá: onde assistir ao jogo do Brasileirão

Equipes se enfrentam neste sábado (13) em Salvador. Descubra quem transmite!
Imagem: Rafael Rodrigues/EC Bahia / Divulgação/Cuiabá EC

O cocô matinal foi foco de um estudo para analisar o motivo pelo qual muitas pessoas são mais propensas a fazer o número dois de manhã.

whatsapp invite banner

Lá nos anos 1990, um estudo do Reino Unido entrevistou duas mil pessoas para saber seus hábitos no banheiro e o horário que costumam receber o chamado da natureza. A maioria respondeu que o momento mais comum para fazer cocô era de manhã, entre 7 e 8h para os homens, e as mulheres uma hora mais tarde. Segundo os pesquisadores, os homens faziam mais cedo por questões de trabalho.

Cerca de uma década depois, em 2001, um estudo chinês observou o mesmo padrão similar. De 2.500 participantes, 77% responderam que passam um fax pela manhã.

Relógio biológico e refeições

Há algumas razões que explicam a preferência pelo cocô matinal, conforme a ciência. A primeira envolve o ritmo circadiano, o relógio biológico que regula processos como a digestão.

Em pessoas saudáveis, as contrações musculares no cólon segue um ritmo distinto. Durante a noite, há pouca atividade nesse sistema, com menos contrações musculares durante o sono. Por isso, felizmente, não defecamos quando dormimos.

Por outro lado, durante o dia, há mais atividades e as contrações musculares no colo são mais ativas na manhã seguinte após acordar e após a primeira refeição. Isso porque o corpo humano possui um tipo de contração do cólon chamada movimento peristáltico. Essa contração é controlada pelo relógio biológico e empurra as fezes do intestino para o reto.

Essas contrações, segundo a ciência, são mais frequentes no período matinal, e após refeições, outro motivo pelo qual as pessoas fazerem cocô de manhã. As refeições, como o café da manhã, ativam o sistema que estimula o cólon a se contrair de maneira forçada e expulsar as fezes do corpo.

Além disso, a cafeína presente no café é um estimulante poderoso de contrações no sigmoide, última parte do cólon antes do reto.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas