Com Crew-4, 11 pessoas estão em órbita agora; site mostra quem são eles
A NASA lançou na madrugada desta quarta-feira (27) a missão Crew-4, transportando um grupo de quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS). A decolagem da espaçonave Freedom no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, foi feita por um foguete Falcon 9, da SpaceX (vídeo logo abaixo).
A Crew-4 deve atracar na ISS de forma automática na noite desta quarta-feira. Com esta missão, a população a bordo da estação espacial aumentará para 11 pessoas, sendo oito astronautas e três cosmonautas (incluindo oito homens e três mulheres).
Contudo, alguns dias após a chegada da Freedom, a tripulação anterior, a da Crew-3 –que está no espaço há mais de 5 meses–, deverá retornar à Terra, permanecendo sete pessoas a bordo.
Já a estação espacial chinesa, a Tiangong, está atualmente desabitada, depois que a tripulação da Shenzhou-13 voltou à Terra no último dia 16 de abril, após 183 dias no espaço. Porém, o laboratório orbital deve receber mais três chineses no próximo mês de junho.
Todo esse “sobe e desce” de astronautas pode ser acompanhado em tempo real pelo site “Who Is In Space?” (link aqui), que mostra não apenas a quantidade de pessoas no espaço, mas também fotos e detalhes sobre nome, nacionalidade e tempo acumulado no espaço de cada um deles. A página mostra ainda quais missões eles fazem parte e em qual estação (ou nave) eles estão.
População espacial
Até agora, mais de 600 pessoas já viajaram para o espaço. Conforme apontou a CNBC, somente a empresa espacial de Elon Musk já colocou 26 astronautas em órbita terrestre em menos de dois anos.
Com o crescente número de empresas privadas e agências espaciais desenvolvendo foguetes e naves espaciais, bem como a construção de novas estações espaciais, a quantidade de pessoas no espaço deve subir rapidamente nos próximos anos.
Vale lembrar que o recorde de humanos no espaço de forma simultânea foi batido em setembro do ano passado, quando foi lançada a missão Inspiration4. Além dos quatro civis a bordo da missão privada da SpaceX, estavam sete astronautas e cosmonautas na ISS e mais três taikonautas na Tiangong, totalizando 14 pessoas em órbita.
Tripulação da Crew-4
A missão dos quatro astronautas da Crew-4 tem duração de cinco meses e inclui a realização de uma série de experimentos científicos e comerciais a bordo da ISS. Entre eles, estudos sobre a imunidade humana, investigações sobre a movimentação de poeira entre os continentes da Terra, pesquisa sobre biopolímeros, testes com maneiras de fazer suturas cirúrgicas no espaço, assim como monitorar a saúde dos astronautas em microgravidade.
O comandante da missão Crew-4 é o astronauta americano Kjell N. Lindgren. Ele é o responsável por todas as fases do voo, desde o lançamento até a reentrada da espaçonave da SpaceX. A bordo da ISS, ele atuará como engenheiro de voo. Este é o segundo voo ao espaço de Lindgren, desde que ele se tornou astronauta em 2009, ficando no espaço por 141 dias a bordo da estação espacial.
Robert Hines, é o piloto da Freedom, cuidando dos sistemas e desempenho da espaçonave. Ele também é americano e atuará como engenheiro de voo na ISS. Esta é a primeira vez que ele viaja ao espaço.
Outra estreante no espaço é a americana Jessica Watkins, que auxiliará Lindgren e Hines no monitoramento da nave durante o lançamento e retorno à Terra. A bordo da estação ela trabalha como especialista da missão.
A tripulação se completa com a italiana Samantha Cristoforetti, que também ajudará a monitorar a espaçonave e atuará como especialista da missão. Esta é a segunda viagem ao espaço dela após cinco meses a bordo da ISS, em 2015.
Crew-4 on orbit pic.twitter.com/pNlRTTdSYE
— SpaceX (@SpaceX) April 27, 2022
Já a tripulação da Crew-3 – que está fazendo as malas para o retorno à Terra – está no espaço há 168 dias e é formada pelos americanos Raja Chari (comandante), Thomas Marshburn (piloto da Crew Dragon) e Kayla Barron (especialista de missão), além do alemão Matthias Maurer, um especialista de missão da Agência Espacial Europeia (ESA).
A ISS também recebeu recentemente a tripulação russa da Soyuz MS-21, entre eles, o comandante Oleg Artemyev, e os engenheiros de voo Sergey Korsakov e Denis Matveev. Eles estão a bordo há 40 dias e também devem permanecer na estação até setembro deste ano, quando serão substituídos por outros três cosmonautas da Soyuz MS-22.