Ciência

Começar a fumar antes dos 20 anos dificulta em 30% as chances de parar

Estudo confirma que fumantes tardios têm mais chance de abandonar vício. Pesquisa esquenta debate sobre idade mínima para compra de cigarro
Imagem: Andres Siimon/ Unsplash/ Reprodução

Segundo o Centro de Controle e Previsão de Doenças dos Estados Unidos, 9 em cada 10 adultos fumantes provaram tabaco pela primeira vez aos 18 anos. Geralmente, a idade legal para comprar cigarro é de 18 anos – e há ainda países que não restringem o consumo. Mas um grupo de pesquisadores quer mudar isso. 

Um estudo descobriu que o tabaco se torna menos viciante e mais fácil de largar à medida que as pessoas envelhecem. Por isso, os cientistas envolvidos querem incentivar governos a aumentar a idade legal para a compra de cigarros para 22 anos ou mais.

A pesquisa será apresentada no Congresso da European Society of Cardiology deste ano, que acontece no próximo sábado (26).

Entenda a pesquisa

O principal objetivo do estudo era analisar a relação entre a idade que pessoas começam a fumar, a dependência de nicotina e o abandono do cigarro. Por isso, pesquisadores interrogaram fumantes que haviam visitado uma clínica de recuperação do vício no Japão. 

Os participantes completaram o teste Fagerström para dependência de nicotina (FTND). Nele, tiveram que responder perguntas como “Quanto tempo depois de acordar você fuma seu primeiro cigarro?”. Ou então “Você acha difícil se abster de fumar em lugares onde é proibido?” E também “Quantos cigarros por dia você fuma?”.

Assim, foi possível classificar cada um de acordo com sua dependência de nicotina. Por fim, pesquisadores dividiram dois grupos: um com pessoas que começaram a fumar antes dos 20 e outro dos que iniciaram o hábito depois.

Então, os pesquisadores analisaram as associações entre a dependência de nicotina e o sucesso em parar de fumar. Em geral, aqueles que começaram a fumar antes dos 20 anos relataram consumir um maior número de cigarros por dia.

Além disso, eles também tinham níveis mais altos de monóxido de carbono no trato respiratório e demonstravam mais dependência de nicotina, de acordo com as respostas do questionário. Entre aqueles que tentaram parar com o cigarro, apenas 46% tiveram sucesso. 

Já entre as pessoas que começaram a fumar depois dos 20 anos, o número sobe para 56%. Isso confirmou que os iniciantes precoces tinham 30% menos probabilidade de largar o hábito com sucesso em comparação com aqueles que começaram a fumar depois dos 20 anos.

Em qualquer cenário, fumar faz mal

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o cigarro mata até metade de seus usuários. São cerca de 8 milhões de mortes de fumantes por ano. Por isso, a epidemia do tabaco é uma das principais ameaças à saúde pública em todo o mundo.

Ao EurekaAlert, o pesquisador Dr. Koji Hasegawa disse que “o estudo indica que aumentar a idade legal para comprar tabaco para 22 anos ou mais poderia levar a uma redução no número de pessoas viciadas em nicotina e em risco de consequências adversas para a saúde”.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas