No Brasil, os proprietários de veículos têm acesso a um serviço online que permite verificar se seus carros estão incluídos em programas de recall gratuito. Na prática, consultar se o veículo tem um recall pendente é uma importante medida de segurança. É através delas que fabricantes corrigem falhas de fabricação ou problemas que possam afetar a integridade dos veículos e seus passageiros.
Para realizar uma consulta sobre recall de veículos, basta utilizar o portal da Senatran, que oferece um sistema de consulta específico para recall de veículos. O SERPO (Serviço Federal de Processamento de Dados) mantêm o serviço. Ele e é uma ferramenta oficial para verificar se um veículo está sujeito a recall.
A consulta é simples. O usuário precisa apenas fornecer informações básicas sobre o carro, como a placa ou o número do chassi. Vale lembrar que a consulta é gratuita e inclui recalls divulgados pelas montadoras a partir de 17/03/2011 e que constam como pendentes.
Além disso, o proprietário também pode acessar o site do governo brasileiro, especificamente através do portal Serviços. Neste portal, também é possível verificar se o veículo em questão está listado para reparos gratuitos.
É importante que os proprietários de veículos prestem atenção aos chamados e não deixem de consultar algum recall pendente. Desse modo, os recalls resolvem problemas que podem comprometer a segurança dos ocupantes do veículo ou causar falhas mecânicas que possam levar a acidentes.
Além disso, atender a um chamado de recall não apenas melhora a segurança do veículo, mas também pode evitar custos futuros associados a reparos mais complexos e caros que podem surgir devido a problemas não resolvidos.