Waze com a sua própria voz: veja como personalizar o guia de ruas

Qualquer pessoa pode ter sua própria voz como guia de navegação no Waze. Confira como configurar o app
Waze com a sua própria voz: veja como personalizar o guia de ruas
Imagem: Unsplash/Reprodução

Considerado um dos melhores apps de navegação disponíveis atualmente, o Waze oferece uma série de recursos úteis para o dia a dia dos motoristas. O app é capaz de mostrar a localização de estacionamentos, lembrar os condutores de acender os faróis em rodovias e até recordar a localização exata onde o carro foi estacionado.

Além disso, ele oferece uma ampla variada de vozes guias de navegação, contando com adições especiais em alguns eventos de repercussão mundial, como a voz do influenciador Iran Alves, conhecido como Luva de Pedreiro, durante a Copa do Mundo de 2022.

Um recurso interessante que a maioria dos usuários da plataforma não conhece é que qualquer pessoa pode ter sua própria voz como guia de viagens. Por enquanto, a plataforma ainda não dispõe da tecnologia de clonagem de voz via inteligência artificial, mas é possível gravar instruções básicas de navegação forma bem simples diretamente no app.

Para registrar a voz no software é preciso ir até às “Configurações”, depois  “Voz e som”, e por fim “Adicionar uma voz”.

É importante destacar que é necessário ter o cuidado de gravar as instruções de maneira precisa e objetiva. Isso evita confundir o motorista durante as viagens.

A lista de instruções é bem ampla. Elas vão desde recomendações essenciais, como ter cuidado ao dirigir, até algumas mais específicas, como a distância exata em que o condutor precisará fazer uma conversão a esquerda, por exemplo. O usuário pode gravar as guias de voz de forma gradativa. Ou seja, não é preciso gravar tudo de uma vez.

Após adicionar as guias, o Waze habilita a nova voz como o narrador padrão de navegação. Contudo, é possível reverter as configurações, caso o usuário opte por retornar à voz original do aplicativo. Também é possível gravar a voz de outra pessoa como guia.

Assine a newsletter do Gizmodo

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas