Para onde vai todo o seu tempo? Pelo menos no que diz respeito às horas que você passa no telefone e no computador, essa não é uma pergunta retórica. Existem muitas ferramentas que rastreiam e monitoram seu tempo automaticamente, informando exatamente quais aplicativos e sites estão absorvendo seus preciosos minutos.

Essas ferramentas são um pouco diferentes dos serviços de controle de tempo mais amplos e abrangentes, como o Toggl ou Hours, que permitem que você saiba onde todo o seu tempo está sendo gasto, desde a manhã até a hora de dormir. (Em casa? Legal, nós também). Se você realmente quiser se aprofundar em como passa seus dias, vale a pena dar uma olhada nesses aplicativos mais detalhados. Para nossos propósitos, estamos nos concentrando em como você gasta seu tempo com os seus dispositivos.

As versões mais recentes do Android e do iOS têm ferramentas integradas apenas para esse propósito, mas isso não significa necessariamente que você deva descartar alternativas de terceiros. Você pode encontrar recursos que são mais adequados para você nessas opções, ou você pode apenas querer evitar colocar todos os seus ovos em uma cesta da Apple ou Google.

A principal ressalva é que a maioria desses aplicativos exige que você forneça esses dados de uso ao fabricante do aplicativo – incluindo os feitos pela Apple e pelo Google. Portanto, cheque e verifique os termos de serviço do aplicativo instalado para ter certeza de que não está fornecendo mais dados do que poderia se sentir confortável.

Tempo de uso (gratuito para iOS, macOS)

Recurso Tempo de Uso (Screen Time) no macOSCaptura de tela: macOS

O recurso Tempo de Uso (ou Screen Time, em inglês) da Apple rastreia o tempo gasto em aplicativos e no telefone em geral. Você pode configurá-lo no menu Configurações para iOS/iPadOS e em Preferências do Sistema no macOS. É bastante simples e direto: a ferramenta mostra em quais aplicativos você está gastando mais tempo, e você pode ver suas estatísticas em todos os dispositivos Apple nos quais você está conectado.

Se você quiser reagir e lutar contra os seus vícios de aplicativo – digamos que você esteja gastando horas no Instagram sem motivo – você pode definir limites diários com base no aplicativo ou categoria de aplicativo. Se você quiser apenas mais cinco minutos de Twitter, eles são facilmente ignorados, mas podem ser úteis. Você também pode ver quais aplicativos estão incomodando você com a maioria das notificações em todos os seus dispositivos Apple.

Bem-estar digital (gratuito para Android)

Bem estar digital do Android
Captura de tela: Bem-estar digital

O equivalente do Android ao Screen Time é a opção Bem-estar digital que você encontrará em Configurações. Toque no gráfico de visão geral que aparece na tela frontal para ver uma análise mais detalhada de onde todo o seu tempo foi e quais aplicativos estão sugando sua atenção. Assim como no iOS, você pode alternar entre o tempo gasto em um aplicativo e o número de notificações que o aplicativo enviou.

Para ver mais de perto o uso do aplicativo, até mesmo o dia e a hora, selecione um dos aplicativos na tela. Toque no símbolo do cronômetro ao lado de cada aplicativo para limitar quanto tempo por dia você pode gastar nele. Você sempre pode simplesmente desligar esses limites novamente, mas eles vão pelo menos fazer você pensar duas vezes sobre quanto tempo você gasta rolando sem parar.

QualityTime (freemium para Android)

App Quality TimeCaptura de tela: QualityTime

QualityTime é um dos rastreadores de tempo mais bem estabelecidos para Android, e é fácil ver por que ele bateu 1 milhão de downloads. Tudo é claro e organizado, mostrando exatamente o que você precisa saber sobre o que está fazendo com o seu dispositivo. A ferramenta exibe o uso total, assim como o uso de aplicativo individual, além da frequência com que você abre cada aplicativo.

QualityTime vem com um monte de outros recursos, também, como um alerta de uso diário para que você receba um pop-up quando estiver no Instagram (ou outro aplicativo) por muito tempo, e a opção de definir pausas programadas e forçadas do seu telefone, com notificações silenciadas. Você também pode configurar perfis personalizados, como Family Time ou Office Time, durante os quais certos aplicativos são proibidos.

App Usage (freemium para Android)

App UsageCaptura de tela: App Usage

O App Usage é semelhante ao QualityTime no que diz respeito aos recursos que oferece, permitindo que você explore seu aplicativo e o uso do telefone de todas as maneiras – você pode ver tudo o que fez hoje ou apenas seu aplicativo mais usado durante o mês. Você tem a opção de manter um contador na tela o tempo todo, em uma pequena bolha que se expande para mostrar as principais características do aplicativo.

Você não tem tantas maneiras de realmente gerenciar ou controlar o uso do seu aplicativo aqui quanto tem com o QualityTime, mas você pode configurar lembretes para enviar um sinal sempre que você passar muito tempo nos aplicativos sem pausa. O App Usage também pode anotar que outros aplicativos que você instalou e desinstalou, tornando mais fácil trazer de volta os aplicativos excluídos.

Moment (freemium para iOS)

App MomentCaptura de tela: Moment

O iOS não permite que aplicativos de terceiros vejam quais aplicativos você está usando, mas o Moment tenta contornar essa restrição pedindo que você faça capturas de tela de uso da bateria do iOS ( toque em Bateria em Configurações para ver). Não é totalmente automático ou preciso, mas é o melhor que você conseguirá de um aplicativo de terceiros no iOS por enquanto.

O Moment também está disponível no Android, onde um pouco mais de recursos. Ele é capaz de rastrear o uso geral do telefone ao longo do tempo e manter o controle sobre sua família e seus dispositivos se você quiser habilitar os aspectos de controle dos pais do aplicativo (que tem um custo extra). Há também um elemento Phone Coach que você pode ativar para ajudar você a se afastar do smartphone.

StayFree (freemium para Android)

App Stay FreeCaptura de tela: StayFree

StayFree o apresenta com uma riqueza de informações de uso do aplicativo, então se você realmente deseja se aprofundar sobre como tem passado seu tempo no seu telefone Android, este é o aplicativo para você. Você pode até mesmo se comparar com médias anônimas de todo o mundo, o que significa que você pode ver o quão incomum é seu vício no Reddit.

O aplicativo permitirá que você veja quando estiver usando um determinado aplicativo ao longo do dia ou da semana, e há uma opção integrada para definir lembretes de uso excessivo, então você receberá um alerta quando usar um aplicativo além do tempo escolhido. Em termos de recursos principais, StayFree é semelhante a outros nesta lista, mas realmente se destaca quando se trata da quantidade de dados que reporta.

Instant (a partir de US$ 2/mês para Android, iOS)

App Instant
Captura de tela: Instant

Se você deseja algo para rastrear o uso de seu telefone e aplicativo em dispositivos Android e iOS, Instant é uma das melhores opções que encontramos – com a ressalva de que aplicativos de terceiros para iOS só podem rastrear o tempo total de uso do telefone, em vez de olhar seu tempo em aplicativos individuais. Ele também requer uma assinatura premium, que custa US $ 2 por mês.

No entanto, você consegue muito mais além de monitorar o uso do seu aplicativo e telefone. O Instant mostra todos os dados que seu telefone pode reunir, incluindo quanto você tem dormido, os lugares que tem visitado e quantos passos está dando. Tudo isso pode ser vinculado a relatórios e metas que você mesmo pode definir se quiser passar muito menos tempo no telefone.

RescueTime (freemium para Android, iOS, web)

App Rescue TimeCaptura de tela: RescueTime

RescueTime vem anotando diligentemente os hábitos de seus usuários muito antes de rastrear o uso do telefone se tornar popular e continua sendo uma das melhores opções para ver em quais aplicativos e sites você está viciado – tudo em um conjunto de relatórios muito claro, fácil de ler e sem julgamento, dividido por aplicativo e categoria de site (embora, novamente, isso seja mais limitado no iOS).

Você pode ensinar ao RescueTime quais aplicativos e sites estão realmente ajudando você a ser produtivo e quais estão apenas desperdiçando seu tempo (ou, em vez disso, pode deixar o serviço adivinhar). Isso oferece um pouco mais de percepção do que apenas uma longa lista de aplicativos que você abriu e quando. Para alertas de uso e relatórios mais detalhados, uma conta premium custa US $ 9 por mês.

WhatPulse (freemium para Windows, macOS)

App What Pulse
Captura de tela: WhatPulse

As ferramentas que rastreiam o uso de aplicativos em desktops não são particularmente populares, mas WhatPulse faz um trabalho respeitável. Você precisa confiar muito nos dados que fornece ao desenvolvedor, mas em troca você obtém uma análise dos aplicativos mais ativos, a maioria das teclas pressionadas e até mesmo onde na tela você passa a maior parte do tempo clicando.

Se você pagar pela opção premium (US $ 1,50 por mês), você ganha alguns gráficos lindos de sua atividade, caso contrário, vai receber tabelas simples para examinar. O programa também informa quais aplicativos estão usando a maior parte da sua internet – talvez sem o seu conhecimento – embora o que você não consiga é um detalhamento de sua navegação site por site.

Webtime Tracker (gratuito para Chrome)

Webtime TrackerCaptura de tela: Webtime Tracker

Descubra exatamente para onde está indo seu tempo online – pelo menos no Chrome – com esta extensão, que transforma sua navegação diária em gráficos e relatórios de aparência inteligente. Você pode ver como o seu uso varia ao longo da semana ou do mês, conseguir médias diárias dos sites que você mais visita, ver estatísticas de todo o tempo em que a extensão foi instalada e muito mais.

A extensão é inteligente o suficiente para interromper o rastreamento se não detectar nenhuma atividade por um determinado período de tempo (que você mesmo pode definir). Enquanto isso, o desenvolvedor promete que todos os dados coletados serão mantidos localmente e nunca serão enviados a nenhum outro lugar. Não há um equivalente exato para o Firefox, mas Mind the Time é uma extensão de rastreamento menos completa em recursos – embora ainda muito útil – que você pode experimentar.