Como incluir seu nome na mensagem que a NASA vai mandar para lua de Júpiter
O seu nome pode viajar em uma “garrafa” até o oceano que se acredita existir embaixo da crosta congelada da lua Europa, um dos satélites de Júpiter.
Estamos falando da campanha da NASA, “Message in the Bottle” (“Mensagem na Garrafa”, em inglês), que busca pessoas do mundo todo para incluir seus nomes em um chip junto com um poema escrito pela poetisa norte-americana, Ada Limón.
O chip ficará em um orbitator de exploração lunar, durante a missão Europa Clipper, previsto para ser lançado em outubro de 2024. A expectativa é encontrar alguma forma de vida nesse lugar misterioso que orbita Júpiter — distante cerca de 1 bilhão de quilômetros da Terra.
Como participar
Você pode enviar seu nome para a campanha “Message in a Bottle”, da NASA, até 0h59 (horário de Brasília) de 31 de dezembro de 2023. Todos os nomes serão gravados no chip enviado à lua Europa.
Até a publicação desta reportagem, o projeto havia recebido 13.777 assinaturas, sendo 187 do Brasil. Se inscreva neste link.
Leia o poema “In Praise of Mystery: A Poem for Europa”
O poema de Limón apresenta a Terra como um lugar “de mares vastos e convidativos”. Segundo a artista, criar o texto que vai para a lua de Júpiter foi uma das maiores honras e também um dos maiores desafios que já recebeu.
“O que fez o poema foi perceber que, ao apontar para outros planetas, estrelas e luas, também estamos reconhecendo o enorme presente que é o nosso planeta Terra”, disse ela. “Apontar para fora é também apontar para dentro”. Leia o poema na íntegra:
Arqueando sob o céu noturno escuro
com expansividade negra, apontamos
para os planetas que conhecemos
e fazemos desejos para as estrelas
Da Terra, lemos o céu como se fosse
um livro infalível do universo,
especialista e evidente.
Ainda assim, existem mistérios abaixo do nosso céu:
o canto da baleia, o canto do pássaro
seu chamado no galho de uma árvore sacudida pelo vento.
Somos criaturas de admiração constante,
curioso pela beleza, pela folha e pela flor,
na dor e no prazer, sol e sombra.
E não é a escuridão que nos une,
não a fria distância do espaço, mas
a oferenda de água, cada gota de chuva,
cada riacho, cada pulso, cada veia.
Ó segunda lua, nós também somos feitos
de água, de mares vastos e convidativos.
Nós também somos feitos de maravilhas, de grandes
e amores comuns, de pequenos mundos invisíveis,
de uma necessidade de chamar através da escuridão.
– Ada Limón, tradução livre. Leia o original aqui.
O que é a missão Europa Clipper
A missão Europa Clipper, da NASA, decola em outubro de 2024, a partir do Cabo Canaveral, na Flórida, nos EUA. Por outro lado, o orbitador só chega na lua Europa em 2030. Lá, deverá sobrevoar a lua cerca de 50 vezes enquanto coleta dados sobre o oceano subterrâneo que evidências indicam existir abaixo da superfície.
O objetivo é identificar se existem lugares nesse oceano que poderiam abrigar a vida. É possível acompanhar a montagem do Europa Clipper através de uma transmissão contínua no YouTube. Assista ao vivo:
O poema de Limón será gravado no lado interno de uma placa de metal de tântalo com a caligrafia da própria artista. A peça triangular ficará na lateral da espaçonave e servirá como um “selo” para proteger os componentes eletrônicos sensíveis à radiação da espaçonave.
Outros projetos da NASA já enviaram mensagens ao espaço, como a Artemis 1 e outras espaçonaves que viajaram a Marte. Até agora, porém, não recebemos nenhum sinal em resposta – será que vem dessa vez?