Como limpar telas e ficar livre da poeira e marcas de dedo
A tecnologia de telas evoluiu muito nas últimas décadas. Hoje – seja LCD, IPS, OLED, AMOLED, Super AMOLED ou MicroLED – de TVs, monitores e smartphones estão mais brilhantes, coloridas e responsivas do que nunca. Por outro lado, elas ainda estão suscetíveis a poeira, sujeira e marcas de dedo, isso sem falar no acúmulo de vírus e bactérias.
Por isso, neste tutorial, mostraremos como limpar todas as telas da sua casa e, mais principalmente, sem danificá-las.
Como NÃO limpar telas
Antes de chegar nas dicas de como limpar as telas, é importante saber o que não se deve fazer no processo de limpeza. Apesar de existir uma variedade de produtos no mercado para limpeza de telas, é preciso ter cuidado ao usar limpadores à base de álcool ou amônia, pois eles podem danificar o revestimento antirreflexo da tela.
O álcool em gel – muito utilizado durante a pandemia – não deve ser utilizado, pois pode danificar a tela e outros componentes do aparelho. O mesmo vale para água sanitária, sabão ou outros tipos de produtos de limpeza.
Apesar de as grandes fabricantes e assistências técnicas especializadas indicarem o álcool isopropílico a 70%, ele também deve ser usado com moderação, pois, em excesso, ele também poderia danificar no médio e longo prazo o revestimento da tela.
Também não é recomendado usar água da torneira (ou mesmo a mineral), pois podem conter minerais e produtos químicos que deixarão resíduos na tela, podendo gerar manchas. Evite ainda usar toalhas de banho, panos de prato, toalhas de papel ou lenços abrasivos.
Durante o processo de limpeza, desligue o aparelho; desconecte os carregadores e outras fontes de alimentação; e não deixe entrar umidade nas aberturas.
Então, como limpar telas corretamente?
Antes de começar a limpeza, a recomendação é tirar o excesso de poeira da tela. Isso pode ser feito com um pano de microfibra seco e limpo (podendo ser comprado aqui). Eles têm a vantagem de ser extremamente macios e são bons para atrair poeira.
Na maioria das vezes, esse processo de tirar a poeira já é o suficiente para deixar a tela limpa. Porém, se a tela exige uma limpeza maior – para tirar as marcas de dedo -, prefira usar água destilada, um líquido que pode ser usado em diferentes tipos de telas e que, inclusive, é mais barato que o álcool isopropílico. A água destilada ainda tem a vantagem de não deixar nenhum resíduo e nem danificar a tela.
A partir daí, borrife uma pequena quantidade de água destilada no pano de microfibra (nunca diretamente na tela) e limpe suavemente a tela. Após passar por toda a superfície, vire o pano e use o lado seco para remover o excesso de água. Não faça pressão excessiva e evite querer polir a tela.
É isso, sua tela deverá estar limpa nesse momento. Por mais que TVs, monitores e smartphones possuam tecnologias de telas distintas, esse procedimento de limpeza pode ser feito em todas elas.