Filmes de época são a maldição da existência de produtores. Eles custam muito dinheiro, têm locações limitadas, exigem figurino elaborado e estão sempre lutando contra a própria existência do mundo moderno. Mas, quando tudo dá certo, eles funcionam como uma das coisas mais próximas que temos de uma máquina do tempo.

• Até o diretor Rian Johnson amou esta versão 16-bit do trailer de Star Wars: Os Últimos Jedi
• O filme russo Guardians foi um fracasso, mas este vídeo de efeitos especiais é magnífico

O cineasta Vugar Efendi gosta de por lado a lado filmes famosos e suas inspirações históricas. Anteriormente, já mostramos suas comparações de cenas de filmes com pinturas históricas. Efendi voltou com sua coleção de clipes de filmes baseados na história, desta vez com as filmagens originais que os inspiraram.

Alguns exemplos, como a afinada encarnação de Jackie Kenedy por Natalie Portman, fazendo um tour pela Casa Branca, são reencenações precisas. Enquanto o assassinato de Lee Harvey Oswald em JFK tem uma vista mais ampla, dando-nos múltiplos ângulos da cena enquanto cria o mais fiel fac-símile visto em na televisão. E como não amar os níveis de metalinguagem rolando na cena de Prenda-me Se For Capaz. Imagens reais do game show To Tell the Truth mostram o vigarista Frank Abagnale fingindo ser um piloto em um game show em que os participantes fingem ser outra pessoa, e apenas uma delas está dizendo a verdade. Enquanto isso, DiCaprio está fingindo ser Abagnale na tela próxima a ele.

[Vugar Efendi via Slate]