No inverno de 2023, tirei muitas fotos em uma floresta perto da minha casa na Hungria. Encontrei algo novo para fotografar quase toda semana e passei vários dias explorando ideias e aperfeiçoando técnicas. Manter a curiosidade e a mente aberta me levou a este toco de árvore oco, que media cerca de meio metro de diâmetro”, diz Daróczi sobre sua foto vencedora, vista acima. “Posicionei cuidadosamente minha câmera GoPro 11 dentro do tronco e tirei algumas fotos. Fiquei impressionado com os resultados. No entanto, após alguns dias, decidi que a composição poderia ser aprimorada se eu incluísse um animal no quadro. Então, retornei ao local e coloquei um girassol perto do buraco, que os ratos e pássaros logo encontraram
Concurso de fotografia premia closes incríveis da natureza; veja ganhadores
Todos os anos, o prêmio de Fotógrafo de Close-Up do Ano reconhece profissionais e obras que se destacaram. Em 2023, quem levou a premiação de melhor fotógrafo foi o húngaro Csaba Daróczil, com uma foto feita de dentro de um tronco de árvore.
Na imagem em preto e branco, o contorno das paredes do tronco funciona como uma moldura para a paisagem do lado de fora. Ao centro, é possível ver as copas de árvores e um pássaro voando.
De acordo com a organização, o objetivo do concurso é celebrar o tipo de foto de close-up, ou seja, imagens próximas dos objetos que estão registrando. No total, participaram do concurso 12 mil imagens, enviadas por fotógrafos de 67 países.
Além da imagem de Daróczil, mais fotos também ganharam prêmios. Veja a seguir.
Fotos vencedoras de outras categorias
Além da categoria principal, que premiou o melhor fotógrafo de close-up do ano, há também classificações específicas. Por exemplo, a foto de Simon Theuma ganhou o primeiro lugar na categoria “Debaixo da água”.
Na foto, é possível ver um camarão e uma estrela-do-mar, em um padrão que o artista compara a um “tapete do fundo do mar”.
Já na categoria “Funghi”, Barry Webb ficou em primeiro lugar com a foto de cogumelo de um milímetro de altura. A peculiaridade fica por conta do pedaço de gelo que se formou em seu topo, devido ao frio que fazia.
Além disso, o vencedor na categoria “Insetos” foi René Krekels. Ele registrou um momento em que formigas defendiam sua casa ao expelir ácido.