O Gizmodo Brasil publica, todos os sábados, os cinco textos mais lidos da semana.

Nesta tivemos a história de uma adolescente que destruiu milhares de pesquisas científicas com um simples vídeo no TikTok, humanos que suportaram viver na Era do Gelo, Senhor dos Anéis, injeção de informações no cérebro e dicas de filmes de terror para perder o sono.

Relembre com a gente.

Foi sem querer, querendo: adolescente posta vídeo no TikTok e estraga milhares de estudos científicos

A jovem americana Sarah Frank conseguiu arruinar milhares de estudos científicos ao postar um vídeo despretensioso em sua conta do TikTok.

Na produção, de apenas 56 segundos, ela dava dicas aos seus seguidores de que era possível ganhar dinheiro participando de pesquisas remuneradas.

Apesar de parecer algo inofensivo, a atitude da jovem causou um grande impacto para os cientistas dos Estados Unidos. Cerca de 4.600 estudos foram interrompidos por causa do vídeo de Frank. Para entender a história clique no link a cima.

Como os primeiros humanos suportaram o frio da Europa após a Era do Gelo?

A Europa era mais fria do que se imaginava há 44 mil anos, de acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Science Advances. A descoberta está exigindo que cientistas repensem os primeiros padrões de migração humana e onde nossos ancestrais preferiam ficar.

A afirmação se baseia em evidências obtidas em uma caverna búlgara que remontam o Paleolítico Superior — cerca de 44 mil anos atrás. Veja mais no link acima.

Entenda as eras de Senhor dos Anéis

Os fãs de J.R.R. Tolkien voltarão à Terra Média! Não em novos livros ou filmes, mas em uma série de TV com várias temporadas.

Arda, o mundo de J.R.R. Tolkien onde começa a história de O Senhor dos Anéis, se estende muito antes da aventura de Frodo rumo à destruição de Sauron.

Parte dos acontecimentos serão explorados na série da Amazon e histórias anteriores à trilogia principal também serão apresentadas.

Porém, Arda tem uma divisão notável de eras. E o Giz preparou uma breve guia de quando e onde cada coisa aconteceu. Confira no link acima.

Inserir informações no cérebro: isso será possível algum dia?

A possibilidade do envio de informações diretamente para o cérebro, hoje ou (mais provavelmente) no futuro está cada vez mais em pauta.

Acredite, já existem pessoas trabalhando exatamente nisso, e você pode ler abaixo o que elas têm a dizer. Confira no link acima.

Assine a newsletter do Gizmodo

7 filmes de terror para perder o sono

Esta é para quem é fã de filmes de terror que ficam na mente mesmo após o fim da história — e provavelmente levam consigo algumas umas horas de sono. O Gizmodo trouxe 7 dicas de filmes para você perder o sono e onde assisti-los. Confira no link acima.