Round 6, série sul-coreana de drama, estreou há duas semanas na Netflix. Em menos de 10 dias, ela chegou ao posto de mais assistida em nada menos que 90 países — e, atualmente, mira em bater ainda mais recordes.

A popularidade se deve, pelo menos em partes, à premissa inusitada de adaptar jogos infantis com uma abordagem violenta, usando-os como pano de fundo para a disputa de um prêmio milionário. Mas não é só isso. Round 6 pertence ao gênero de doramas, que crescem em popularidade no Brasil desde o ano passado. O nome faz referência à pronúncia japonesa para “drama”, e faz referência a um formato de narrativa que tem se tornado popular também em outros países da Ásia.

Abaixo, listamos outros seis filmes desse gênero, aclamados pelo público — e também disponíveis na Netflix.

Vincenzo

Um dos títulos de maior sucesso da TV sul-coreana, a série repercutiu bem entre a crítica local e ganhou o público ao ir para a Netflix. Nela, acompanhamos a história de um rapaz mafioso, adotado pelo líder da família Cassano. Vincenzo torna-se advogado e braço direito de seu pai. Em uma trama que gira em torno de uma fortuna, conflitos brutais e relacionamentos amorosos se desenrolam. Tem um total de 20 episódios.

Alice in Borderland

Baseada no mangá de mesmo nome, Alice in Borderland é um dorama japonês de suspense, ficção científica e muita ação. Se passa na cidade de Tóquio, atualmente abandonada, onde um grupo de jovens precisa entrar em uma competição perigosa, cuja dificuldade (e grau de periculosidade) são 100% baseadas em um jogo de cartas. Tem apenas uma temporada de 8 episódios, e foi renovada para ganhar uma continuação.

Apostando Alto

O surgimento do GenCoin, uma ideia de moeda que logo muda sua finalidade original, não se encaixa nos moldes dos executivos e de agentes do FBI, que tentam acabar com o plano. A série entrou há poucos meses na Netflix, e tem um total de 3 temporadas de 10 episódios cada.

Extracurricular

Um aluno exemplar lidera um negócio ilegal e vive longe de seu pai; uma jovem é pressionada por seus pais para tomar conta dos negócios da família. Ambos são forçados a trabalhar juntos e um de seus colegas é capturado pela polícia. Foi lançada em abril do ano passado.

Kingdom

Inspirada em um quadrinho online (The Kingdom of the Gods), esta série sul-coreana se passa na época medieval, durante a dinastia Joseon. Nela, um príncipe e seus subordinados encontram uma praga capaz de ressuscitar os mortos, em meio a conspirações e intrigas políticas. Tem duas temporadas, com a primeira lançada no começo de 2019.

Assine a newsletter do Gizmodo

Sweet Home

Em um mundo onde humanos viram monstros, um adolescente luta pela sobrevivência (junto de seus vizinhos) tentando prezar por sua própria humanidade. A série que é sul-coreana e também foi baseada em um quadrinho online, estreou no final de 2020.