É normal que alguns lançamentos da CES 2022, a maior feira de tecnologia do planeta, causem estranheza — seja por sua excentricidade ou por resolverem problemas que nem sabíamos que existiam. É o caso dos fones invisíveis Noveto N1 — nada além de um transmissor intra-auricular de ondas sonoras pelo ar. Confuso? Calma, a gente explica.

Para explicar melhor esses fones é preciso compreender o que é a tecnologia beamforming. Ela diz respeito ao direcionamento de sinal sem necessidade da utilização de fios ou cabos. É uma tecnologia amplamente utilizada em roteadores Wi-Fi, por exemplo.

O Noveto N1, à primeira vista, lembra uma espécie de soundbar, mas que quando ativado, não emite sons por todo o ambiente. A tecnologia utilizada em sua construção direciona o áudio diretamente para os ouvidos do usuário. Ou seja, só ele pode ouvir o áudio reproduzido no dispositivo.

Noveto N1

O dispositivo transmite ondas ultrassônicas silenciosamente pelo ar diretamente até os ouvidos do usuário. Pessoas próximas são capazes de ouvir apenas um “sussurro” do áudio reproduzido. O dispositivo também conta com um recurso de reconhecimento facial que identifica quando o usuário muda a posição do rosto e segue enviando o sinal corretamente em seus ouvidos.

A Noveto também promete uma infinidade de dispositivos compatíveis com o N1, basta ter conectividade Wi-Fi, Bluetooth ou USB-C, por exemplo, que você poderá desfrutar de suas playlists e podcasts favoritos.

Resta saber se o N1 vai entregar mesmo tudo o que promete, se será bem aceito pelos consumidores de eletrônicos e, talvez o mais importante para os brasileiros, se o dispositivo será comercializado algum dia no mercado nacional — que nem sempre é priorizado por invenções disruptivas. O jeito é aguardar as cenas dos próximos capítulos.