_Espaço

Conheça os novos carros da NASA que conduzirão astronautas à Lua

Frota de veículos elétricos fará o transporte dos astronautas da missão Artemis 2. Esta será a primeira viagem tripulada à Lua desde 1972

Conheça os novos carros da NASA que conduzirão astronautas à Lua

Imagem: NASA/Divulgação

Na última semana, a NASA recebeu os novos carros que conduzirão os astronautas da próxima viagem tripulada à Lua. Uma pequena frota de três veículos totalmente elétricos — desenvolvidos pela startup Canoo –, fará o transporte dos astronautas da vindoura missão Artemis 2.

Eles deverão utilizar os veículos no Centro Espacial Kennedy, da NASA, localizado na Flórida, nos EUA, antes de entrarem no foguete e espaçonave.

No formato de vans, os carros elétricos que a Canoo desenvolveu são inspirados no único veículo da empresa, o Lifestyle Vehichle. Os três modelos conseguem transportar os astronautas já vestidos com o traje espacial, bem como a equipe de apoio e os equipamentos necessários. 

De acordo com a Canoo, em comunicado à imprensa, os carros elétricos possuem um design exclusivo tanto no interior quanto no exterior “para oferecer conforto e segurança aos astronautas durante o trajeto de quase 15 km até a base de lançamento”.

Além disso, a Canoo prometeu que mostrará fotos do interior dos veículos no final deste ano. 

No ano passado, a Canoo estava com grandes problemas financeiros, beirando à falência. Contudo, no final de 2022, o Walmart salvou a vida da empresa ao comprar mais de quatro mil veículos. 

Também em 2022, em abril, a Canoo conseguiu o contrato com a NASA para fabricar os carros elétricos para a missão Artemis.

À caminho da Lua

É provável que um dos três carros elétricos para a viagem à Lua será exclusivo para o transporte de equipamentos da NASA e da equipe de apoio. Por isso, os astronautas devem se dividir entre os outros dois veículos.

A missão Artemis 2 será a primeira missão da NASA à Lua com astronautas a bordo desde 1972. Os quatro astronautas farão uma viagem de 10 dias e conduzirão testes na cápsula Órion e no foguete SLS para garantir se ambos são seguros para viagens posteriores à superfície lunar.

Sair da versão mobile