Conhece o cinema chinês? Confira esta mostra online com 8 filmes premiados

Filmes premiados ficarão disponíveis online de forma gratuita até o dia 30 de novembro. Confira a lista
Mostra
Imagem: Reprodução/Instituto Confúcio

A7ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, promovida pelo Instituto Confúcio na Unesp (Universidade Estadual Paulista), acontece online até 30 de novembro, e tem acesso gratuito para todo o Brasil. Você pode assistir à mostra neste link.

whatsapp invite banner

Com o tema “China — luzes e sombras, sons e sonhos”, a programação traz oito títulos contemporâneos e premiados que não estão disponíveis em nenhum outro streaming no Brasil. A mostra está dividida em três seções: Paisagem Humana e Histórica, Paisagem Urbana Contemporânea e Paisagem Étnica e Regional. Os filmes estarão disponíveis na plataforma do Centro Cultural São Paulo por todo o período do festival.

São filmes premiados em festivais, consagrados como “As Galochas de Wangdrak”, de Lhapal Gyal, indicado ao Urso de Cristal no Festival de Berlim, “Acima das Nuvens” de Liu Zhihai, Prêmio Tiantan de Melhor Filme no Festival de Cinema de Pequim, “Quando a Primavera Chegar” de Li Gen, indicado ao Prêmio “White Mulberry” de Melhor Diretor Estreante, baseado numa experiência real do cineasta, entre outros.

Também fazem parte a animação “Reino de Terracota”, de Ding Liang e Lin Yongchang, produção de ação e aventura, cujos diretores participarão de uma webinar dentro da mostra.

Outro longa é “Chaogtu e Sarula”, de Wang Rui, baseado no romance “A Pastora”, de Mo Yueé, e vencedor dos prêmios de Melhor Direção no 33º Golden Rooster Film Festival e Melhor Contribuição Artística no 32º Festival Internacional de Cinema de Tóquio.

O evento ainda traz os documentários “O Grande Aprendizado“, de Sun Hong, Wang Jing e Ke Yongquan, indicado ao Prêmio China Golden Rooster de Melhor Documentário, e “Tive a Lua Nas Mãos”, de Cheng Tsun-shing, considerado um dos dez filmes mais influentes de 2020 na China e que conta a história de vida de Yeh Chia-ying, grande mestra da poesia clássica.

Quem assina a curadoria é Shi Wenxue, mestre em Ciências do Cinema pela Academia de Cinema de Pequim, e Lilith Li, que foi coordenadora do Festival Internacional de Cinema de Macau – evento que aconteceu na capital paulista no mês de outubro.

O evento acontece no ano que marca o 48º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil. Neste ano, chineses e brasileiros trabalham para enriquecer o diálogo e aprofundar o conhecimento mútuo. Para acessar a programação completa e ter mais informações, é só clicar aqui.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas