por Andrew Liszewski

Além do fio curto do controle, a única reclamação possível do NES Classic Edition da Nintendo é que ele vem com apenas 30 jogos clássicos. São muitos consoles e títulos retrô que existem por aí, e é por isso que o RetroEngine Sigma pode ser uma boa alternativa, já que ele promete emular 28 máquinas de jogos clássicas diferentes.

Mega Drive vai voltar às lojas do Brasil com entrada de cartuchos e 22 jogos na memória
NES Classic Edition: um pequeno console retrô cheio de nostalgia

Gamers nostálgicos usam emuladores e baixam ROMs dos jogos preferidos há anos. Mas instalar e configurar o software necessário para rodar essas coisas pode ser um pouco complicado para alguns jogadores casuais que não são obcecados com taxas de quadro impecáveis, ou gráficos pixel-perfect.

sigma-2

O RetroEngine Sigma parece que vai facilitar o processo de rodar jogos clássicos. Como o pequeno console, que inclui duas portas USB para controles ou adaptadores Bluetooth, não tem tem um teclado próprio, os usuários precisam conectá-lo a um app em um smartphone ou tablet usando Wi-Fi para escolher qual software quer instalar.

O console que cabe na palma da mão rivaliza com o NES Classic Edition em tamanho, mas também promete ser muito superior à oferta da Nintendo em funcionalidades. Usuários podem até transformá-lo em um media center com capacidades 4K, mas é a possibilidade de usá-lo para rodar jogos de Game Boy, Dreamcast, Nintendo 64 e mais que fazem dele algo a se prestar atenção.

sigma-3

No momento em uma campanha no Indiegogo, os primeiros 500 contribuintes do RetroEngine Sigma vão poder comprar o console por apenas US$ 50, o que vai incluir um microSD de 16GB para armazenamento de jogos e mídia, e até um controle USB para você poder jogar um dos 15 jogos inclusos no aparelho.

Mas é bom lembrar que se trata de um projeto de financiamento coletivo, e a entrega dele está prevista para meados de 2017, e antes disso é difícil saber se ele vai entregar a experiência que promete. E ao mesmo tempo que ele facilita a instalação e configuração de emuladores para 28 sistemas diferentes, você vai ter que ir atrás dos jogos que quer por conta própria por razões legais.

[Indiegogo – RetroEngine Sigma]