Crianças descobrem que ilha russa desapareceu no Oceano Ártico
Após comparar imagens de satélite para um projeto do governo, crianças do ensino fundamental e estudantes universitários descobriram que uma ilha russa desapareceu no Oceano Ártico.
A ilha Mesyatsev, em homenagem ao pesquisador soviético Ivan Mesyatsev, era um pequeno pedaço de gelo ao sul da Ilha Eva-Liv. As duas ilhas ficam no arquipélago Terra de Francisco José, entre o Mar de Barents e o Oceano Ártico, que possui mais de 190 ilhas.
A pequena ilha russa era, na verdade, um iceberg, mas já foi uma calota de gelo que se ligava à Ilha Eva-Liv até 1985, quando se separou da ilha maior. De acordo com um estudo de 2019, a ilha Mesyatsev tinha uma superfície de 1,1 milhão m², ou quase 155 campos de futebol, em 2010.
Contudo, quando os estudantes observaram novas fotos de satélites da ilha russa, registradas em agosto deste ano, eles descobriram que a ilha tinha uma área de apenas 30 mil metros quadrados. Esse número corresponde a uma perda de 99,7% em menos de 14 anos.
Em setembro, novas imagens revelaram que a ilha russa no Oceano Ártico desapareceu completamente, de acordo com um comunicado da Sociedade Geográfica da Rússia.
Os estudantes que descobriram o sumiço da ilha estavam comparando as fotos de satélite para um projeto do Instituto de Aviação de Moscou. Obviamente, eles não sabem o que fez a ilha russa desaparecer no Oceano Ártico.
Contudo, não é muito difícil adivinhar que a ilha desapareceu devido ao aquecimento global, conforme um comunicado do Instituto de Aviação de Moscou.
Alexey Kucheiko, pesquisador do instituto que coordenou o projeto com as crianças e os estudantes universitários, afirmou que “a ilha derreteu completamente”.