A maioria das pessoas talvez não saiba como usar os atalhos, os tais “códigos secretos” do iPhone. Na verdade, pouca gente sabe que o aparelho tem esses códigos. Mas eles existem, para diversas funções e… Funcionam!

Os códigos estão na tela de discagem do aparelho e podem fazer muitas coisas legais como,  por exemplo, permitir que você tire seu identificador de chamadas ao discar outros números. Outra coisa interessante é poder mostrar a força do seu sinal de celular atualizado. Os códigos podem alterar as configurações ou mostrar dados que você nem imagina que estão no seu smartphone.

Vale ressaltar que muitos são específicos da operadora, portanto, podem não funcionar dependendo de como estiver a rede de sinal do celular. E outros podem não funcionar dependendo do modelo do aparelho.

Aqui estão alguns dos códigos mais interessantes e úteis:

Realizar chamadas anônimas

Todo smartphone já vem com o identificador de chamadas, é possível mudar isso nas configurações do aparelho, mas até encontrar a bendita configuração para mudar pode levar um tempo. Então, para “cortar caminho” e ativar essa função, basta adicionar * 67 na frente do número de telefone que você está tentando ligar e sua chamada aparecerá como “SEM IDENTIFICAÇÃO DE CHAMADA” na outra linha. Se você achar que esta opção não funciona para você, #31# também funciona.

Mostrar seu identificador de chamadas

Caso você tenha ativado o bloqueio do identificador em seu celular e precise fazer apenas uma chamada sendo identificado, tudo o que você precisa fazer é adicionar *82 ao número que está discando. Alguns números não permitem chamadas de pessoas desconhecidas. Esse código funciona para uma chamada por vez.

Bloquear chamadas de saída

Emprestar seu smartphone para alguém, muitas vezes pode causar um desconforto em relação à exposição, é definitivamente um exercício de confiança. Se uma de suas preocupações for para quem essa pessoa pode ligar com o seu telefone, saiba que há um código de discagem rápida para bloquear todas chamadas feitas.

Basta discar *33* seguido por um PIN de quatro dígitos e # (exemplo: * 33 * 1234 # ). Esse PIN garante que ninguém consiga desativar o bloqueio facilmente. Após apertar o botão de chamada, o recurso deve carregar e, em seguida, entrar em vigor. Você pode desativá-lo digitando a mesma combinação de código e PIN.

Verificar a força do sinal do seu smartphone

Esse “teste de campo” pode ser bem útil. Um menu oculto contém muitos dados sobre o sistema do seu celular, mas a única coisa que estamos procurando é o quão forte é a conexão.

Observação para iPhones: este é o momento em que os modelos mais antigos têm um recurso que os iPhones mais novos não possuem. Se você tem um iPhone 5G (iPhone 12 ou iPhone 13), não pode usar esta dica; todos os iPhones podem usar o menu de teste de campo, mas os iPhones somente LTE conseguirão ver a intensidade do sinal de seu celular.

Basta usar o código no discador *3001#12345 # * para abrir o menu de teste de campo, toque no ícone do menu à direita. Depois role para baixo até LTE e escolha Serving Cell Meas .

Verifique os números ao lado de rsrp0 e rsrp1, que representam sua torre de celular atual e a torre de backup, respectivamente. Quanto mais próximo o número estiver de zero, melhor será sua conexão com a torre. Quanto mais longe estiver, pior será a conexão.

Como verificar o IMEI do seu iPhone

O IMEI do seu iPhone é um número exclusivo que pode ser usado para identificar o seu dispositivo específico. Por esse motivo, é frequentemente usado para verificar se um telefone foi postado como roubado.

Vale lembrar que esse número é confidencial e é importante que apenas o dono do smartphone consiga ver.

De forma rápida e prática, é só discar *#06#, diferente dos outros códigos que você precisará apertar o botão de chamada, ao colocar esse código o telefone abrira sozinho uma tela e você verá uma página de informações do dispositivo aparecer. O IMEI será o segundo número listado, com outros números variados.

Detalhes da operadora

Para saber quantos minutos ainda tem no seu plano, é só discar *646 #. Para ver o saldo atual com sua operadora, disque * 225 # -o código pode não funcionar com algumas operadoras.

Assine a newsletter do Gizmodo

Ativar chamada em espera

Embora você possa configurar a chamada em espera indo em Ajustes> Telefone> Chamada em espera, também pode ativá-la rapidamente com um código. Basta digitar *43# para ativá-lo. No entanto, essa configuração provavelmente já está habilitada; sem ele, as chamadas recebidas vão direto para o correio de voz se você estiver em outra chamada.

Esses são alguns códigos que realmente podem ajudar a otimizar seu tempo.