Em um experimento que você nunca, jamais, em hipótese nenhuma deve tentar em casa, os pesquisadores do canal de YouTube DemolitionRanch descobriram que, se você fosse forte o suficiente para dobrar o cano de um rifle em direção a quem está atirando (como o Pernalonga sempre faz com o Hortelino), a bala realmente seguiria a curva.

Anos atrás, no Discovery Channel, os Mythbusters confirmaram que, se você dobrasse o cano de um rifle em 90 graus, em vez de explodir e transformar o tubo em um buquê de metal estourado, a bala segue a curva e sai normalmente, embora com um pouco menos de força.



O mais recente experimento com armas de fogo do DemolitionRanch vai um passo além e dobra o cano de um rifle automático quase 180 graus para trás, de modo que aponte para o infeliz que estiver segurando a arma. Em vez de bancarem o Hortelino, eles construíram uma plataforma remota para testar com segurança e ver o que aconteceria.

Os dois resultados mais lógicos do experimento pareciam ser estourar o cano no início da curva ou prender a bala na curva apertada. Mas eles confirmaram que pelo menos parte da física bizarra que você vê nos desenhos animados é real: quando o rifle foi disparado remotamente, a bala saiu pelo buraco do cano. A mira da arma acabou sendo destruída no processo.

Então, se você estiver na mira de um rifle, esta seria uma solução para salvar sua vida? Não, absolutamente não. Dobrar um cano com a mão exigiria a força de Super-Homem, e mesmo assim provavelmente deixaria rugas ou partes apertadas demais. O resultado poderia ser mais desagradável do que o demonstrado no vídeo.

Para este experimento, o cano da espingarda foi aquecido e cuidadosamente dobrado em um diâmetro específico que garantiu que a estrutura do tubo permanecesse intacta para que uma bala ainda pudesse passar por dentro dela. Na verdade, se o Pernalonga tentasse isso, ele e o Hortelino iriam parar no hospital.