Uma empresa de análise do mercado de celulares chamada Flurry fez este gráfico, traçando a porcentagem de novos projetos registrados para iPhone e Android ao longo do tempo.

O gráfico mostra a participação relativa dos novos projetos para iPhone/iPad e Android: os valores de cada mês sempre somam 100%, por isso as linhas são simétricas. Ele não nos permite ver se houve aumento ou queda no número de projetos: o gráfico mostra somente se uma plataforma cresceu mais que a outra.

E a ascensão e queda de cada plataforma parece acompanhar, passo a passo, grandes lançamentos ou anúncios de produtos.

O aumento em janeiro para a Apple, por exemplo, é atribuído ao anúncio do iPad (apesar de isso ter ocorrido mais para o fim do mês). Enquanto em dezembro, seria seguro afirmar que o mês foi forte para o Android devido ao sucesso do Motorola Milestone nos EUA e a rumores do Nexus One. O aumento da plataforma Android em julho é um pouco mais complicada de se explicar, mas o lançamento na Europa do HTC Hero pode ter algo a ver com isso.

Mesmo que muitos não tenham ficado impressionados com o iPad, esse não parece ser o caso no lado dos desenvolvedores. Claro, ainda é cedo para dizer se esse caso vira casamento, dependendo dos próximos dispositivos com Android a serem lançados nos próximos meses. [Flurry]