Dia do irmão: 5 irmãos que fizeram história na arte, política e mais
No Brasil, o dia do irmão é celebrado todo dia 5 de setembro. Embora não haja um registro oficial da data, a comemoração surgiu devido à Igreja Católica. Isso porque, desde 2007, 10 anos após a morte da missionária Madre Teresa de Calcutá, os religiosos decidiram homenagear seu aniversário de morte. Ela faleceu há 27 anos, em 5 de setembro de 1997. Para celebrar data, vamos relembrar alguns irmãos e irmãos que fizeram história.
Irmãs Tudor
As duas meia-irmãs Mary e Elizabeth, últimas governantes da Dinastia Tudor (1485 – 1603), deixaram seu legado na história inglesa. Mary assumiu o trono em um golpe após ser removida da linha de sucessão por seu meio-irmão, o rei Edward. Porém, por sua repressão ao protestantismo, prendeu Elizabeth por mais de um ano para evitar que ela liderasse um golpe.
Após a morte de Maria, Elizabeth assumiu o trono e teve um reinado considerado uma “era de ouro”. Isso porque ela transformou a Inglaterra em uma potência global, derrotou rivais, reduziu perseguições religiosas e terminou a Reforma Inglesa.
Irmãos Grimm
Conhecidos por diversos contos infantis como “A Branca de Neve”, “Chapeuzinho Vermelho” e “João e Maria”, por exemplo, Jacob e Wilhelm Grimm nasceram em 1785 e 1786, respectivamente, no Condado de Hesse-Kassel, atual Alemanha. Ambos seguiram um caminho semelhante: eles entraram na faculdade de Direito, mas acabaram se dedicando ao estudo da história literária alemã.
Reunindo relatos de histórias locais, os irmãos Grimm publicaram em 1812 a coletânea “Contos de Grimm” – que não tinha como foco o público infantil. Além disso, eles também são responsáveis pelo maior dicionário alemão da história, com 32 volumes. Jacob ainda descobriu, em 1822, a Lei de Grimm, a fim de explicar variações fonéticas nas línguas germânicas.
Irmãos Jackson
Provavelmente os irmãos mais famosos da música, os Jacksons formaram o grupo infanto-juvenil “The Jackson 5” em 1964. A banda contava com Michael, Jackie, Tito, Marlon e Jermaine. Nascidos em Gary, em Indiana, nos EUA, eles venceram uma competição de talentos amadores no Harlem, em Nova York.
Após produzirem a faixa “Big Boy”, da Steeltown Records, fizeram um teste para a gravadora Motown e foram contratados por Berry Gordy. Em 1969, lançaram seu primeiro single, o hit pop e R&B “I Want You Back”, junto com “ABC” e “The Love You Save”.
Gordy encorajou Michael e Jermaine a seguir carreira solo paralelamente ao grupo, mas o sucesso de Michael foi maior. Nos anos 1970, a banda deixou a Motown e os irmãos seguiram como “The Jacksons”, sem Jermaine e com o irmão mais novo, Randy. Por fim, o grupo acabou em 1989, ano da saída de Marlon.
Irmãos Kennedy
Os Kennedy tem uma longa história dramática na política dos Estados Unidos. Forçado a concorrer a um cargo após a morte do irmão Joseph Jr. na Segunda Guerra Mundial, John atuou na Câmara dos Representantes, no Senado e na Presidência. Além disso, ele liderou os EUA durante o auge da Guerra Fria, antes de ser assassinado em 1963.
Já Robert foi procurador-geral durante a presidência de seu irmão e conselheiro durante a Crise dos Mísseis de Cuba. Ele também serviu no Senado e concorreu à presidência em em 1968, mas foi assassinado após vencer as primárias da Califórnia.
Por fim, Ted assumiu a cadeira de John no Senado, cargo que ocupou pelo resto de sua vida. Ele foi convidado a assumir a campanha presidencial de Robert após sua morte, mas recusou. Ele concorreu à presidência apenas uma vez, em 1980.
Irmãos Kelly
Os gêmeos astronautas Scott e Mark Kelly são o único par de irmãos que já fez uma viagem espacial. Para Scott, a primeira vez foi em 1999, na terceira missão do Ônibus Espacial Discovery a fim de realizar uma manutenção no Telescópio Espacial Hubble. Em 2015, viajou por quase 11 meses a bordo da ISS, estabelecendo o recorde do número total acumulado de dias passados no espaço por um astronauta americano (382).
Seu irmão, Mark, foi um aviador naval e voou em missões de combate durante a Guerra do Golfo. Em 2001, foi para sua primeira missão como piloto do Ônibus Espacial. Sua quarta viagem, em 2011, foi seu último voo espacial e a missão final do Ônibus Espacial Endeavour. Aliás, a dupla também já participou de uma pesquisa da NASA para avaliar os efeitos do espaço no ser humano.