Diretor de “The Creator” se inspirou em “Blade Runner” para criar trama
O diretor do filme “The Creator” (“Resistência”, em português), Gareth Edwards, contou o que o levou a criar um mundo distópico lutando contra uma inteligência artificial destrutiva. De acordo com ele, a inspiração veio de uma viagem ao sudeste asiático e também ao clássico “Blade Runner”.
“Comecei a imaginar enormes estruturas futurísticas surgindo dos arrozais ou a pensar nas questões espirituais fascinantes que surgiriam se um monge budista fosse uma IA. Achei cativante e fiquei muito animado com a ideia de algo parecido com ‘Blade Runner’, ambientado no Vietnã que eu estava vendo”, disse ele ao featurette do filme.
Porém, o diretor também contou que muitas outras obras do cinema ficaram “saltitando” pela mente dele.
O filme mostra Joshua — vivido pelo ator John David Washington — um ex-agente das forças especiais que sofre com o desaparecimento de sua esposa (intepretada pela atriz Gemma Chan). Ele é recrutado para caçar e matar o criador da IA. Contudo, o desconhecido arquiteto da tecnologia desenvolveu uma misteriosa arma com o poder de acabar com a guerra e com a própria humanidade.
Aliás, o próprio ator elogiou o diretor pela sensibilidade do roteiro do filme. “Gareth tem a habilidade de injetar o comportamento humano – calor, compaixão, imperfeição humana – na ficção científica, um gênero que geralmente tende ao espetáculo e perigo. E este é um equilíbrio muito feliz”, disse John David Washington.
Veja abaixo o material promocional de “The Creator”:
Filme no timing correto
Edwards — que também fez “Godzilla” e “Rogue One: Uma História Star Wars” — vê como oportuno lançar “The Creator” agora. O longa chega em meio às discussões sobre o uso de IA em Hollywood, algo que motivou a atual greve dos atores.
“O momento deste filme é surreal. Embora estejamos desenvolvendo há anos, ele estreia em um momento fascinante, quando nosso mundo está lutando com muitas das questões e problemáticas que queríamos abordar com a história: o que significa ser humano, se a IA pode ser consciente, questões do bem e do mal entre a IA e entre as pessoas. Essa caixa de Pandora foi aberta. E este filme, por puro acaso, é exatamente sobre esse assunto”, disse.
O filme “The Creator” estreou nos cinemas brasileiros no último dia 28 de setembro.