Cultura

Discurso de Fernanda Torres fala sobre grande coincidência; veja a íntegra

Ela homenageou a mãe Fernanda Montenegro ao se tornar a 1ª brasileira a vencer o prêmio de Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro; assista
Imagem: Reprodução/IMDb

Em um momento histórico para o cinema nacional, Fernanda Torres se tornou a primeira brasileira a ganhar o prêmio de Melhor Atriz de Drama do Globo de Ouro 2025 por seu papel em “Ainda Estou Aqui”. A atriz fez um discurso marcante na noite de domingo (5), nos Estados Unidos, e citou uma coincidência com sua mãe, Fernanda Montenegro. Veja abaixo!

Na corrida pelo prêmio, Fernanda desbancou nomes como Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet. O longa-metragem “Ainda Estou Aqui” também concorreu a Melhor Filme de Língua Não Inglesa do Globo de Ouro, mas perdeu para o francês “Emília Pérez”, com Selena Gomez.

Fernanda Torres cita coincidência com a mãe

Ao subir ao palco, Fernanda Torres se mostrou surpresa ao vencer e revelou não ter preparado nenhum discurso. No entanto, ela destacou o “ano incrível” para performances femininas e agradeceu ao diretor Walter Salles. Ela ainda homenageou a mãe, Fernanda Montenegro, destacando a coincidência de sua indicação de pelo filme “Central do Brasil” (1998), também de Salles, na mesma categoria, há 25 anos.

“Eu quero dedicar este prêmio à minha mãe”, disse. “Vocês não têm ideia, ela estava aqui vinte e cinco anos atrás. E isso é uma prova de que a arte por perdurar pela vida, inclusive em momentos difíceis, como os que a incrível Eunice Paiva, que eu interpretei, passou. E mesma coisa que está acontecendo hoje no mundo, com tanto medo… esse é um filme que nos ajuda a pensar em como sobreviver tempos difíceis como este.”

Assista ao discurso completo no Globo de Ouro:

Fernanda Montenegro foi a primeira brasileira a competir pelo prêmio de Melhor Atriz de Drama do Globo de Ouro, em 1999. Porém, não levou a estatueta. Assim como “Ainda Estou Aqui”, “Central do Brasil” conquistou uma indicação como Melhor Drama Estrangeiro.

Além disso, o longa-metragem ainda ficou marcado na memória dos brasileiros por concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Montenegro também era a favorita para levar o prêmio Melhor Atriz, mas acabou perdendo para Gwyneth Paltrow, com “Shakespeare Apaixonado”.

Com estreia internacional no Festival de Veneza de 2024, “Ainda Estou Aqui” venceu como Melhor Roteiro e foi pré-selecionado à categoria de Melhor Filme Internacional para o Oscar 2025. Já Torres foi premiada como Melhor Atriz Estrangeira pela Critics Choice Association.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas