_Cultura

Disney compra briga com censura na Malásia: após “Lightyear”, produtora cancela “Thor”

As especulações sobre o motivo por trás do boicote incluem representações LGBT e as breves cenas em que Thor aparece nu - além de seres divinos de outras religiões, é claro

Thor: Amor e Trovão

Imagem: Divulgação/Reprodução Marvel

Parece que a trama de “Thor: Amor e Trovão” não agradou muito os governantes da Malásia, no sul asiático. Tanto é que a operadora de cinema do país, a Golden Screen Cinemas, anunciou que o quarto filme do herói não será lançado nas telonas locais.

A confirmação acontece após o longa da Marvel ter sido adiado indefinidamente no país duas semanas atrás. 

“Prezados clientes, por favor, estejam informados de que a Disney atualizou que ‘Thor: Amor e Trovão’ da Marvel Studios não será lançado na Malásia. Agradecemos sua paciência e pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado”, disse a GSC em suas redes sociais.

A operadora de cinema da Malásia terminou a publicação com a seguinte fease: “Por favor, compre nossa mercadoria, OK”. Logo após a apresentação da Marvel Studios na Comic-Con, a GSC divulgou o calendário de lançamentos de filmes da Marvel, mas riscou “Thor”. Veja a publicação:

O novo filme do Thor é o segundo lançamento da Disney que não é exibido na Malásia em um espaço de dois meses. Em junho, a animação da Pixar “Lightyear” foi cancelado depois que a autoridade de censura do país pediu cortes no filme, que contem um beijo do mesmo sexo. Do contrário, a produção não seria liberada para lançamento.

A Disney se recusou a fazer os cortes e por isso teve que lançar “Lightyear” diretamente no serviço de streaming Disney+ Hotstar. A Malásia foi um dos quase vinte países de maioria muçulmana que se opuseram contra às cenas homossexuais animação da Pixar, e “proibirão” a exibição do filme nos cinemas

Segundo informações divulgadas pela Variety, a Disney não fez nenhum comentário sobre “Thor 4”, mas confirmou que o lançamento não seguirá na Malásia. Isso leva a entender que possivelmente as autoridades de censura do país voltaram a pedir cortes, que o estúdio optou por não fazer. 

As especulações sobre o motivo por trás do boicote incluem representações de LGBT, cenas breves com o Thor peladão, além de seres divinos de outras religiões no filme.

“Thor 4” já está disponível nos cinemas da vizinha Indonésia (desde 6 de julho) e Cingapura (7 de julho). O não lançamento do filme nas telonas do país o expõe à pirataria, que é um problema persistente na Malásia.

Dirigido por Taika Waititi, “Thor: Amor e Trovão” foi lançado em 8 de julho na América do Norte, onde arrecadou US$ 283 milhões até o momento. Em todo o mundo, “Thor” já rendeu US$ 685 milhões em bilheteria.

Sair da versão mobile