Disney compra briga com censura na Malásia: após “Lightyear”, produtora cancela “Thor”

As especulações sobre o motivo por trás do boicote incluem representações LGBT e as breves cenas em que Thor aparece nu - além de seres divinos de outras religiões, é claro
Thor: Amor e Trovão
Imagem: Divulgação/Reprodução Marvel

Parece que a trama de “Thor: Amor e Trovão” não agradou muito os governantes da Malásia, no sul asiático. Tanto é que a operadora de cinema do país, a Golden Screen Cinemas, anunciou que o quarto filme do herói não será lançado nas telonas locais.

A confirmação acontece após o longa da Marvel ter sido adiado indefinidamente no país duas semanas atrás. 

“Prezados clientes, por favor, estejam informados de que a Disney atualizou que ‘Thor: Amor e Trovão’ da Marvel Studios não será lançado na Malásia. Agradecemos sua paciência e pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado”, disse a GSC em suas redes sociais.

A operadora de cinema da Malásia terminou a publicação com a seguinte fease: “Por favor, compre nossa mercadoria, OK”. Logo após a apresentação da Marvel Studios na Comic-Con, a GSC divulgou o calendário de lançamentos de filmes da Marvel, mas riscou “Thor”. Veja a publicação:

O novo filme do Thor é o segundo lançamento da Disney que não é exibido na Malásia em um espaço de dois meses. Em junho, a animação da Pixar “Lightyear” foi cancelado depois que a autoridade de censura do país pediu cortes no filme, que contem um beijo do mesmo sexo. Do contrário, a produção não seria liberada para lançamento.

A Disney se recusou a fazer os cortes e por isso teve que lançar “Lightyear” diretamente no serviço de streaming Disney+ Hotstar. A Malásia foi um dos quase vinte países de maioria muçulmana que se opuseram contra às cenas homossexuais animação da Pixar, e “proibirão” a exibição do filme nos cinemas

Segundo informações divulgadas pela Variety, a Disney não fez nenhum comentário sobre “Thor 4”, mas confirmou que o lançamento não seguirá na Malásia. Isso leva a entender que possivelmente as autoridades de censura do país voltaram a pedir cortes, que o estúdio optou por não fazer. 

As especulações sobre o motivo por trás do boicote incluem representações de LGBT, cenas breves com o Thor peladão, além de seres divinos de outras religiões no filme.

“Thor 4” já está disponível nos cinemas da vizinha Indonésia (desde 6 de julho) e Cingapura (7 de julho). O não lançamento do filme nas telonas do país o expõe à pirataria, que é um problema persistente na Malásia.

Dirigido por Taika Waititi, “Thor: Amor e Trovão” foi lançado em 8 de julho na América do Norte, onde arrecadou US$ 283 milhões até o momento. Em todo o mundo, “Thor” já rendeu US$ 685 milhões em bilheteria.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas