“Lightyear”, spin-off de “Toy Story”, não será exibido na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait, entre outros territórios do Oriente Médio e Ásia, devido à inclusão de um beijo do mesmo sexo.

O filme foi banido por causa da cena de um beijo lésbico entre a personagem Alisha Hawthorne e sua namorada. No filme “Lightyear”, a personagem é retratada como homossexual e seu romance é parte importante da trama — e motiva o protagonista Buzz a partir em sua missão no espaço sideral.

A imagem em que as duas dão um beijo para celebrar sua união havia sido cortada originalmente do filme pela Disney. Porém, a exclusão foi alvo de protestos por colaboradores do estúdio de animação e a Pixar decidiu mantê-la. Em março, funcionários LGBTQIA+ e parceiros da Pixar haviam assinado uma carta aberta acusando a Disney de censurar demonstrações de afeto homossexual.

Segundo destaca a revista Variety, a Pixar nem se deu ao trabalho de submeter o filme à anblise da censura na Arábia Saudita, sabendo que ele não seria aprovado sem cortes. No país, outros dois filmes recentes da Disney tiveram seus lançamentos bloqueados por motivos semelhantes: “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” (2022), que mostra brevemente as mães lésbicas de America Chavez, e “Eternos” (2021), que inclui o personagem gay Phastos.

Já nos Emirados Árabes, “Lightyear” foi originalmente liberado para exibição, mas o governo voltou atrás na decisão após protestos de grupos religiosos nas redes sociais, e teve sua licença revogada sob acusações de insultos aos muçulmanos e ao Islã. 

Ainda segundo a Variety, também foi confirmado que “Lightyear” também não será lançado na Malásia. A autoridade de censura do país, a LPF, costuma bloquear qualquer filme que contenha temas, diálogos ou cenas que envolvam “sexo homossexual e não natural”. Por isso, a LPF pediu edições ao filme, e a Disney recusou — e, por isso, retirou sua tentativa de aprovar o filme para lançamento nos cinemas. 

A animação derivada de “Toy Story”, focada no patrulheiro espacial Buzz Lightyear, será lançada nesta quinta-feira (16) no Brasil.