Disney planeja programa de assinaturas ao estilo Amazon Prime
A Disney tem um novo plano: criar um programa para dar descontos e benefícios a assinantes, como faz o Amazon Prime. Quem assinar entra para as plataformas de streaming poderá, por exemplo, pagar menos nos parques temáticos, resorts e produtos Disney.
As informações são do jornal The Wall Street Journal, que conversou com fontes internas da companhia. Como as discussões são iniciais – e ainda não há nada confirmado – não se sabe quanto a Disney cobraria pela assinatura, nem quando o serviço será lançado.
Ainda assim, as fontes dizem que alguns executivos já estão se referindo à iniciativa como “Disney Prime”, apesar de este ainda não ser o nome oficial do programa.
“É uma das ideias empolgantes que estão sendo exploradas”, disse a vice-presidente e diretora de comunicações da Disney, Kristina Schake, em comunicado.
A Disney já oferece um programa para os superfãs: o D23 Official Fan Club. A assinatura dá acesso a eventos e produtos exclusivos e custa de US$ 99,99 a US$ 129,99 por ano – na conversão, o pacote mais caro sai por mais de R$ 670.
A “Disney Prime” seria um pouco diferente: o objetivo seria oferecer produtos exclusivos aos assinantes do streaming Disney+, como camisetas, acessórios e brinquedos relacionados aos filmes e séries da plataforma.
Pesquisa nos concorrentes
Faz sentido: no 2º trimestre de 2022, o Disney+ ganhou 14,4 milhões de novos assinantes. Ao todo, são 152,1 milhões de usuários. Ter um sistema de assinaturas permite conhecer a fundo os hábitos de compra dos clientes e aumentar a fidelização.
Essas são, inclusive, as bandeiras da Amazon Prime. A Disney estuda o programa da concorrente e também o Apple One. O serviço de assinatura da Apple oferece armazenamento na nuvem e streaming por preço inicial de US$ 14,95/mês.
Nesse gancho, a Disney estuda vantagens em seu próprio programa de assinatura. Alguns deles são podem dar descontos em ingressos para shows da Disney na Broadway.