Documentário sobre Belchior estreia na TV hoje; veja onde assistir de graça
A trajetória particular de Belchior, cantor e compositor envolto em mistérios, volta à tona no documentário “Belchior: Apenas Um Coração Selvagem”, com estreia na TV programada para esta segunda-feira (27), a partir das 21h.
O longa aclamado em festivais de cinema traz 1h31m de um rico arquivo com entrevistas e apresentações do artista, além de imagens que ilustram suas lembranças desde o Ceará até São Paulo, seu destino de migração para tentar viver da música.
Com direção de Camilo Cavalcanti e Natália Dias, o documentário mostra Antônio Carlos Belchior desde a infância, quando nasceu em uma família de 23 irmãos na cidade de Sobral, até a formação em medicina, seus passos na música e sua relação com o sucesso e a opinião pública.
“Eu acho que sem rebeldia, sem possibilidade de revoltar-se, possibilidade de delinquir, vamos dizer assim, nenhuma liberdade é explicável. Eu acho que o homem só afirma sua liberdade quando pode dizer não”, diz ele em uma das entrevistas.
O documentário apresenta clássicos como “Apenas Um Rapaz Latino-Americano”, “Alucinação”, “Galos, Noites e Quintais”, “Paralelas” e “Tudo Outra Vez”, composições que se misturam à autobiografia contada pelo próprio artista.
Onde assistir “Belchior: Apenas Um Coração Selvagem”
O documentário estreia no programa “Segunda da Música”, do canal Curta! (TV fechada), a partir das 21h. Os não-assinantes também podem assistir gratuitamente pelo site do canal Curta! até 5 de março.
A partir desta terça-feira (28), o longa estará disponível para aluguel na ClaroTV+ por R$ 6,90. Confira o trailer:
O documentário deixa que Belchior fale por si mesmo e traz poucas entrevistas de terceiros. Uma delas, porém, é de Elis Regina, que interpretou “Como Nossos Pais”, uma das composições mais famosas do cearense.
Sem uma linha cronológica, o longa também não fala sobre o “sumiço” do cantor no final de sua vida. Belchior abandonou bens e não deu sinal de vida a partir de 2008, o que fomentou diversas teorias da conspiração sobre o paradeiro do artista.
Ele foi visto pouquíssimas vezes desde então. Sua morte foi confirmada em 2017, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS). Mas o mistério sobre seus últimos anos de vida continua até hoje.