Doença de Bruce Willis evolui para demência, diz comunicado da família

Bruce Willis havia sido diagnosticado há pouco mais de um ano com afasia. Segundo a família do ator; não há tratamento para o novo estágio
Bruce Willis
Imagem: Reprodução/Instagram

Nesta quinta-feira (16), a família de Bruce Willis, 67 anos, anunciou via redes sociais que o ator foi diagnosticado com demência frontotemporal (DFT). Em março do ano passado, já havia sido divulgado que o ator estaria se aposentando da carreira nas telonas após ter sido revelado que sofria de afasia. Desde então, a condição progrediu.

Mudança de diagnóstico

whatsapp invite banner

Diante da mudança de diagnóstico, a família do ator veio mais uma vez às redes sociais para explicar o novo quadro. “A nossa família quer expressar a mais profunda gratidão pela incrível onda de amor, apoio e histórias maravilhosas que recebemos desde que partilhamos o diagnóstico original de Bruce”, escreveu Rumer Willis, filha do ator. 

“Queríamos dar uma atualização sobre o nosso amado marido, pai e amigo, uma vez que agora temos uma compreensão mais profunda do que esta acontecendo. Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia na primavera de 2022, a condição de Bruce progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal (conhecida como DFT)”, explicou a família do ator. 

“Infelizmente desafios com comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isto seja doloroso, é um alívio ter finalmente um diagnóstico claro”, afirma o texto. Rumer Willis também deixou no perfil de seu Instagram o link para o comunicado completo, assinado por seus familiares. Confira a publicação: 

https://www.instagram.com/p/Cou_X88Jxlq/?utm_source=ig_web_copy_link

Doença Cruel

No comunicado completo, a família do ator ainda explica a real gravidade da doença. “DFT é uma doença cruel da qual muitos de nós nunca ouvimos falar e pode atingir qualquer pessoa. Para pessoas com menos de 60 anos, a DFT é a forma mais comum de demência e, como o diagnóstico pode levar anos, a DFT provavelmente é muito mais prevalente do que sabemos”

Além disso, os familiares afirmam que não há tratamento ou cura para o novo estágio. “Hoje não há tratamentos para a doença, uma realidade que esperamos que possa mudar nos próximos anos. À medida que a condição de Bruce avança, esperamos que qualquer atenção da mídia possa se concentrar em iluminar esta doença que precisa de muito mais conscientização e pesquisa”, complementa.

Demência frontotemporal é uma doença degenerativa e faz parte de uma categoria de demência que assola o lobo frontal do cérebro, podendo ter causas hereditárias ou espontâneas. No ano passado, a família anunciou a aposentadoria de Bruce  após receber diagnóstico de afasia, doença que afeta a comunicação e as habilidades cognitivas.

Trajetória de Bruce Willis

Nascido na Alemanha, mas criado nos Estados Unidos, Bruce Willis estourou na televisão na série “A gata e o rato”, em 1987. A produção deu ao ator ganhar seu primeiro Emmy — o segundo veio com uma participação em “Friends”, em 2000.

Em uma das pausas da série, ele foi convidado para atuar em “Duro de matar” (1988). Foi quando a carreira em Hollywood decolou — o filme de ação, afinal, teve quatro continuações. Bruce também ganhou destaque por filmes como “Pulp Fiction: Tempo de Violência” (1994), “Armageddon” (1998) e “O Sexto Sentido” (1999). 

Nos anos 2000, o ator abriu uma produtora de audiovisual, a Cheyenne Enterprises. A companhia foi responsável por filmes de Willis, como “Meu Vizinho Mafioso 2” (2004), “Refém” (2005) e “Duro de Matar 4.0” (2007). Após o lançamento desse último título, Bruce vendeu sua parte da empresa.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas