Há alguns dias alguns rumores surgiram dizendo que a Apple poderia tentar reimaginar tecnologias esquecidas como gestos no ar e telas côncavas para um futuro iPhone. Uma outra companhia escolheu uma outra página da história e com o propósito de dar um jeito no entalhe presente nas telas dos smartphones.

• É oficial: o entalhe na tela dos smartphones já se tornou um recurso zoado
• Este smartphone chinês tem sensor de digitais na tela e câmera de selfie retrátil

A Doogee – uma fabricante chinesa desconhecida (pelo menos no ocidente) – trouxe de volta o slider. Batizado de Mix 4, o celular, que ainda é meio que um protótipo, foi revelado em um vídeo do youtuber Mrwhosetheboss. A tela ainda não funciona (é só um adesivo), não há componentes internos. Mas ainda assim, é um protótipo que revela como as pessoas podem enxergar o passado para ter ideias.

Para ser claro, o Mix 4 não tem um slider completo, já que ele se estende apenas um pouco mais do que meia polegada para revelar a câmera frontal. O retorno disso é um aproveitamento de tela monstruoso de 97% em relação ao corpo. Você pode até falar dessa porcentagem, mas para mim é um celular basicamente sem bordas. E ao contrário de outras cópias do Essential Phone e iPhone X, não precisa de um entalhe no topo do display.

É claro que a solução tem uma contrapartida: o celular fica muito mais grosso para acomodar a câmera e os sensores no slider. Em comparação com o Galaxy S9 (8,5mm) ou com o iPhone X (7,7mm), o protótipo do Mix 4 é bem maior, com 11mm. É quase 30% a mais do que o celular da Samsung.

Se a Doogee quiser ser bem esperta, a companhia poderia usar essa espessura extra para colocar uma bateria maior no Mix 4. Fazer uma troca entre espessura e autonomia é uma proposição que muitas pessoas estariam dispostas. Considere também que quando o telefone está fechado, não vai ser preciso se preocupar com fotos aleatórias com expressões esquisitas ao abrir a câmera sem querer.

Agora, assim como todos os protótipos, existe uma chance desse celular nunca se tornar uma realidade, ou surgir com uma aparência diferente no mercado. A real disso tudo é que o conceito prova que não precisamos ter medo do entalhe. Para cada problema, existem uma série de soluções em potencial e algumas alternativas como essa do Mix 4 ou do Vivo Apex são bacanas e inovadoras.

E vamos ser honestos, quem é que não ama um slider no celular?