Ciência

Dormir com a TV ligada ajuda a pegar no sono?

Spoiler: não. A luz artificial azul da tv ligada pode prejudicar o ciclo de sono, o que leva ao aumento do risco de algumas doenças
Imagem: cottonbro studio/ Pexels/ Reprodução

Para algumas pessoas, dormir com a TV ligada é quase um ritual: o ruído de fundo, baixo e sem foco, vai aos poucos induzindo ao sono. No entanto, pesquisas indicam que ficar com os olhos na tela pode prejudicar o descanso diário e ainda trazer outros problemas, como ganho de peso.

Em geral, uma pessoa adulta precisa de cerca de sete a oito horas de sono por dia. Durante este período, o cérebro passa por cinco estágios e, em cada um deles, reparações diferentes do organismo acontecem.

Dessa forma, há uma variação em cada etapa do sono, com alterações no padrão de ondas cerebrais, na respiração, nos batimentos cardíacos e na temperatura do corpo. 

Por isso, o período de oito horas de sono precisa ser de qualidade, com relaxamento profundo. Portanto, uma noite em que você passa oito horas deitado, mas tem o ciclo interrompido diversas vezes não proporciona o descanso que o organismo precisa.

E é aí que a luz da TV ligada entra.

O que diz a ciência

De modo geral, a luz ajuda a gerenciar seu ciclo de sono, determinando momentos de descanso e de vigília. Isso acontece através da melatonina, um hormônio que age no controle desse ciclo. 

A TV ligada emite luz artificial azul e pode suprimir a produção da melatonina, dessa forma, atrasando o início do sono. Como consequência, posterga também o início do estágio mais profundo de descanso, o REM, e prejudica as atividades reparadoras do organismo que acontecem neste período.

Além disso, dormir com a TV ligada pode manter a mente estimulada, prejudicando o sono. Um estudo de 2015 concluiu que 15% dos participantes da pesquisa tinham dificuldade em adormecer com a TV ligada e quase 20% se sentiam cansados ao acordar.

Consequências para a saúde

A falta de sono prejudica sua capacidade de concentração, pensamento claro e memória. A longo prazo, atrapalha o bom funcionamento do organismo, o que aumenta o risco de diversas condições, como doenças cardíacas, pressão alta, doença renal, acidente vascular cerebral e diabetes tipo 2. 

Agora, um estudo recente descobriu que dormir com luz artificial acesa – ou simplesmente com a TV ligada – também pode aumentar o risco de ganho de peso e obesidade.

Na pesquisa, as mulheres que dormiram expostas à luz azul artificial da televisão ligada tiveram 17% mais probabilidade de ganhar peso. Elas somaram cerca de cinco quilos ou mais durante o período do estudo.

Dessa forma, especialistas indicam que pessoas busquem outras alternativas para o ruído branco que a TV ligada proporciona e que as ajuda a dormir. É possível encontrar conforto sem a necessidade de se expor a luz artificial.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas