Drone capta vídeo de lançamento da Starship que terminou em explosão

Espaçonave Starship não conseguiu se separar do foguete. Dessa forma, a SpaceX promete fazer um novo teste em alguns meses. Confira as imagens do drone
Drone capta vídeo de lançamento da Starship que terminou em explosão
Imagem: Twitter/Reprodução

A SpaceX divulgou um vídeo captado por um drone que mostra o lançamento do foguete Super Heavy na última quinta-feira (20). A missão tinha o objetivo de realizar o primeiro voo orbital da espaçonave Starship, porém, o veículo foi destruído em uma grande explosão.

whatsapp invite banner

A decolagem ocorreu a partir da Starbase, um complexo de lançamento construído pela SpaceX em Boca China, localizado em uma região costeira do estado do Texas, nos Estados Unidos.

Apesar de sair do chão, o foguete enfrentou problemas em seus motores, com pelo menos três deles não funcionando já nos primeiros segundos de voo. Além disso, ocorreu uma falha que não permitiu a separação da Starship do seu primeiro estágio.

Confira o vídeo da decolagem feito pelo drone

A Starship perdeu o controle cerca de dois minutos após o início da missão. Como não houve a separação planejada, o foguete e a Starship ainda conectados começaram a girar e cair de forma descontrolada, após dois minutos e meio de voo. A SpaceX acionou o sistema de destruição do conjunto cerca de 4 minutos depois da decolagem, quando o foguete estava a uma altitude de 29 km.

A maioria dos destroços do foguete caíram em alto mar após a explosão, ao longo do Golfo do México.

Segundo relatos de moradores locais, cidades próximas sentiram um forte tremor proveniente da força dos motores do foguete. Além disso, há relatos de vidros trincados e camadas de poeira cobrindo carros, levantados durante a decolagem.

Apesar da falha, o Super Heavy quebrou um recorde de mais de 50 anos, quando os foguetes N1, da então União Soviética, voaram durante testes com 30 motores e tendo uma potência de 10 milhões de libras de empuxo. Segundo o site Spaceflight Now, o voo da Starship na última semana produziu cerca de 15 milhões de libras de empuxo e também foi mais alto do que qualquer um dos foguetes da linha N1.

Danos e detritos visíveis ao redor da plataforma de lançamento da Starship após a decolagem da última semana. Imagem: LabPadre

Danos e detritos visíveis ao redor da plataforma de lançamento da Starship após a decolagem da última semana. Imagem: LabPadre

Starship dará início à colonização de Marte

Segundo a SpaceX e o seu fundador, o bilionário Elon Musk, o fim explosivo da missão já era esperado. A expectativa era que a missão tinha 50% de chances de dar errado. A maior preocupação do bilionário era de que o foguete explodisse enquanto ele ainda estivesse na torre de lançamento, o que geraria um grande prejuízo para a empresa.

O projeto da Starship existe desde 2016 e visa construir um veículo capaz de transportar astronautas para Lua e Marte, além de iniciar o processo de colonização do planeta vermelho. Para tal, a SpaceX construiu um gigantesco foguete totalmente reutilizável, além de uma nave com 50 metros de altura. O conjunto é o mais alto, mais pesado e mais poderoso foguete já construído pela humanidade até então.

Em contrapartida, o foguete explodido não levava cargas úteis ou pessoas a bordo. Segundo Musk, a SpaceX pretende analisar os dados e realizar um novo teste com a Starship em alguns meses. “Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e aprendemos muito sobre o veículo e os sistemas terrestres que nos ajudarão a melhorar os voos futuros da Starship”, disse a SpaceX.

Por fim, reveja a cobertura do lançamento da Starship:

https://www.youtube.com/watch?v=-1wcilQ58hI

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas