O Facebook lançou, há um ano, uma iniciativa chamada Internet.org para universalizar o acesso à internet. A parte mais ambiciosa desse projeto é  levar Wi-Fi para todo o mundo usando uma frota de drones e lasers. Yael Maguire, diretor de engenharia no Connectivity Lab do Facebook, revelou mais detalhes sobre isso.

>>> O plano do Facebook com drones e lasers para levar internet a todos

Os “aviões não-tripulados” terão aproximadamente o tamanho de um Boeing 747, porém serão muito mais leves e movidos a energia solar. Em teoria, ao combinar uma envergadura enorme a muitos painéis solares, o avião poderá voar por longos períodos de tempo em altitudes elevadas – 18.000 m ou mais. Dessa forma, ele ficará acima de balões meteorológicos e de outras aeronaves.

O Facebook parece estar se afastando do termo “drone”, que também designa veículos menores – como os que a Amazon planeja usar no serviço PrimeAir. O Google usa balões para cobrir o mundo em Wi-Fi, mas também planeja usar aviões para levar internet a lugares remotos – eles devem realizar testes ainda este ano.

E quando esses “aviões não-tripulados” do Facebook enfim tomarão os céus? Maguire espera que um protótipo da aeronave voe em algum momento de 2015, e o projeto leve Wi-Fi às pessoas nos próximos 3 a 5 anos. Ele ainda não revela, no entanto, as empresas de drone que tornarão isso realidade: o Facebook planejava comprar a Titan Aerospace para esse fim, mas ela agora pertence ao Google. [Mashable]

Imagem via YouTube