_Aplicativos

Dropbox Transfer: novo serviço permite enviar arquivos de até 100 GB

Transferir arquivos pequenos é moleza: dá para anexar em um e-mail, hospedar num serviço na nuvem como Google Drive, iCloud ou Dropbox ou até enviar via WhatsApp. O problema é quando você precisa passar uns arquivos gigantes para outras pessoas – passou de algumas dezenas de mega e a coisa fica complicada. O Dropbox anunciou, […]

Transferir arquivos pequenos é moleza: dá para anexar em um e-mail, hospedar num serviço na nuvem como Google Drive, iCloud ou Dropbox ou até enviar via WhatsApp. O problema é quando você precisa passar uns arquivos gigantes para outras pessoas – passou de algumas dezenas de mega e a coisa fica complicada. O Dropbox anunciou, nesta quinta-feira (11), a versão beta do Transfer, sua solução para arquivos grandes.

O meu serviço padrão para quando preciso enviar arquivos grandes é o WeTransfer: limite de 2 GB e arquivos deletados em sete dias. A solução do Dropbox Trasfer é similar, mas não exatamente parecida. Nesta fase de testes, o serviço permitirá o envio de arquivos que somem até 100 GB.

O upload poderá ser feito por uma plataforma, mas se os itens já estiverem na sua nuvem do Dropbox, não é preciso esperar o envio. O serviço destaca que uma das vantagens dessa solução é que, em vez de compartilhar o seu arquivo da nuvem, os usuários recebem uma cópia dele – já aconteceu de alguém apagar algo seu por engano? Pois é.

Quem for baixar não precisa de uma conta do Dropbox, inclusive. Há ferramentas para controlar quem pode baixar seu conteúdo: você pode incluir uma senha e modificá-la a hora que quiser, além de ter a possibilidade de criar uma data de validade para os seus arquivos. Há, por fim, notificações para quando o item for baixado.

Outras firulas do Dropbox Transfer incluem uma página de download que pode ser personalizada, trocando o plano de fundo por imagens padrão ou por uma arte própria.

É um serviço promissor, mas que deve custar caro quando sair do beta. Apesar de afirmar que é possível enviar arquivos de até 100 GB, é importante notar que serviços similares cobram para transferências tão grandes. Além disso, o Dropbox é um dos mais mesquinhos quando se trata de armazenamento na nuvem: o serviço oferece 2 GB gratuitos, enquanto o Google Drive oferece 15 GB, o iCloud 5 GB e o Microsoft OneDrive 5 GB.

Ainda não há data para a versão pública do Dropbox Transfer, muito menos detalhes sobre suas funcionalidades pagas ou gratuitas. Para testá-lo, é preciso se cadastrar para o beta.

Como se cadastrar no Dropbox Transfer

Se você estiver a fim de testar o serviço, basta seguir os passos:

Alternativas

O pessoal do Lifehacker destacou alguns serviços similares ao Dropbox Transfer e fez uma rápida comparação entre eles. Destaco alguns deles:

Sair da versão mobile