Tecnologia

Dubai construirá maior aeroporto do mundo para 160 milhões de viajantes

A expansão do aeroporto Al Maktoum International, em Dubai, pode continuar até 2050 devido à magnitude do projeto.
Imagem: Divulgação/Dubai Airport

Depois do projeto da torre de relógio residencial mais alta do mundo, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, quer ser dona também do maior aeroporto de todos. Inaugurado em 2010, o Aeroporto Internacional Al Maktoum foi pensado para se tornar o maior e mais movimentado do mundo. Também chamado de DWC (Dubai World Central), ele fica a cerca de 32 quilômetros do centro da cidade dos Emirados Árabes Unidos .

Mas, mesmo após mais de 10 anos do início das suas atividades, em 2013, o espaço ainda não parou de crescer. De acordo com a autoridade aeroportuária Aeroportos de Dubai (via CNN), o Al Maktoum International deve ter capacidade para receber mais de 160 milhões de passageiros por ano e 12 milhões de toneladas de carga quando estiver pronto.

Isso significa mais de 60 milhões de viajantes a mais do que aeroporto mais movimentado do mundo, o Hartsfield-Jackson Atlanta International, nos EUA.

Como anda a construção do maior aeroporto do mundo, em Dubai?

Em 2023, Paul Griffiths, CEO dos Aeroportos de Dubai, disse que o plano a curto prazo é aumentar a capacidade do DXB (Aeroporto Internacional de Dubai). Isso significa aumentar em 20 milhões de passageiros, ganhando tempo para expandir o novo negócio. Atualmente, em cerca de 86,8 milhões, as projeções de viajantes são de 88,2 milhões e 93,8 milhões para 2024 e 2025, respectivamente.

O executivo também disse à Business Traveller que a expansão do DWC pode continuar até 2050 devido à magnitude do projeto. “Vamos mudar completamente o modelo de negócios dos aeroportos, torná-los muito mais íntimos e nos livrar de todos os processos herdados aos quais tivemos que sujeitar nossos clientes por muito tempo”.

Além disso, a ideia é formar uma “aerotrópolis”. Ou seja, uma espécie de cidade aeroportuária com a economia centrada no Al Maktoum. Além do aeroporto, o projeto “Dubai South” planeja ser uma “extensão” da cidade a 145 quilômetros quadrados a sul de Dubai.

Aliás, a construção terá oito bairros atribuídos a uma indústria ou atividade específica, incluindo áreas residenciais e comerciais também. A Emirates, que ganhará um centro de engenharia avaliado em US$ 950 milhões, e sua parceira flyDubai, também se mudarão do Dubai International para o DWC.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas