Eles gostam de fazer as coisas bem grande em Dubai, e isso inclui um projeto recém-aprovado de usina de energia solar que vai gerar 1.000 megawatts de energia em 2020 – e até 5.000 megawatts em 2030.

>>> A maior usina solar do mundo pegou fogo

A Dubai Electricity and Water Authority (DEWA) anunciou o lançamento do maior projeto de usina solar concentrada do mundo. Localizada em um único lugar dentro do Parque Solar Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, a usina vai consistir em cinco instalações. A primeira fase do projeto deve ficar pronta entre o fim de 2020 e o começo de 2021, e deve gerar até 1.000 MW de energia. Até 2030, ela deve ter cinco vezes mais capacidade – o que deve ser o suficiente para aumentar em 25% a capacidade de produção de energia do emirado.

Em comparação, a usina Ivanpah na Califórnia, EUA, a maior do mundo atualmente, gera cerca de 392 MW de energia. A usina solar Ouarzazate, que deve ser inaugurada em 2020 no Marrocos, deve gerar 580 MW.

usina-dubai-2

Imagem conceitual da nova usina. Via DEWA

Usinas de energia solar concentrada, diferentemente da energia solar captada a partir de células fotovoltaicas, usam um conjunto grande de espelhos (chamados helióstatos) para concentrar uma grande área de luz solar em uma área pequena, normalmente o topo de uma torre. A eletricidade é gerada quando a luz concentrada é convertida em calor, o que liga uma turbina a vapor conectada a um gerador de energia elétrica. Uma vantagem dessas instalações é que o calor termal pode ser armazenado facilmente, possibilitando continuar a produção de eletricidade mesmo depois do pôr-do-sol.

A usina de Dubai vai usar milhares de helióstatos localizados ao redor de uma torre. O fluído resultante de transferência de calor vai alimentar uma turbina a vapor para gerar eletricidade. Incrivelmente, a usina vai entregar energia a menos de 8 centavos por kilowatt-hora, enquanto normalmente custa 15 kilowatt-hora. Assim que estiver pronto, o parque solar deve reduzir em 6,5 milhões de toneladas a emissão de carbono a cada ano. Uma usina a carvão normalmente produz cerca de 3,5 milhões de toneladas de CO2 a cada ano.

usina-dubai-3

A nova usina também vai captar energia solar com o uso de células fotovoltaicas. Imagem: DEWA

A nova usina faz parte de um projeto de Dubai de transformar a energia solar em principal fonte de energia do emirado até 2050. Vai começar com 7% em 2010, seguido de 25% em 2030 e 75% em 2050.

[Gulf Business, Renewal Economy]

Foto de topo: a usina Ivanpah, na Califórnia. Via J_R/Flickr