Ciência

Eclipse lunar penumbral acontece nesta segunda-feira (25); veja como assistir

Eclipses lunares penumbrais, como o desta segunda, ocorrem quando a Lua passa pela sombra penumbral da Terra. Entenda
Imagem: Mike Petrucci /Unsplash/Reprodução

Vale voltar os olhos para o céu na noite da próxima segunda-feira (25), data do próximo eclipse lunar penumbral. No fenômeno celeste, a Lua passa pela sombra parcial da Terra.

Diferente dos eclipses totais, onde a Lua se obscurece de maneira mais dramática, o eclipse penumbral é caracterizado por um leve escurecimento da superfície lunar.

Para os observadores desavisados, o efeito pode ser tão sutil que passa despercebido. Mas, para os observadores atentos, é uma oportunidade de testemunhar a complexa dinâmica entre a Terra, a Lua e o Sol.

Quem quiser conferir o fenômeno vai precisar segurar um pouco o sono. O eclipse vai começar às 1h53 e deve terminar às 6h32. O fenômeno está previsto para alcançar sua máxima potência às 05h12, no horário de Brasília.

De acordo com a NASA, durante um eclipse lunar total, a Lua inteira fica dentro da parte mais escura da sombra da Terra, conhecida como umbra. Já o penumbral, como o desta segunda, ocorrem quando a Lua passa pela sombra penumbral da Terra.

Eclipses lunares ocorrem quando a Lua passa pela sombra que a Terra projeta no espaço. Imagem: Pete Lawrence/Reprodução

Como observar o eclipse da Lua

Recomenda-se ficar em um local com pouca poluição luminosa e um horizonte desobstruído. Observadores devem preparar seus telescópios ou binóculos, embora também possa ser apreciado a olho nu.

Eclipses lunares penumbrais não são eventos anuais, e o próximo visível das Américas só ocorrerá em março de 2024. Portanto, este fenômeno oferece uma janela única para a observação e estudo deste tipo de fenômeno.

Para os entusiastas da fotografia, o eclipse oferece uma oportunidade de capturar imagens únicas da Lua. Recomenda-se o uso de câmeras com lentes teleobjetivas e tripés para estabilidade. Ajustes manuais de exposição podem ser necessários para capturar o detalhe sutil do escurecimento lunar.

Enquanto o eclipse desta segunda-feira pode não ser tão espetacular quanto um eclipse total, ele serve como um lembrete da beleza e da maravilha do nosso Sistema Solar.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas