Elon Musk cede benefícios Blue no X/Twitter e famosos recuperam selo azul
Após mudar o sistema de verificação de perfis no X, o antigo Twitter, Elon Musk mudou novamente as regras e devolveu o selo azul a algumas personalidades famosas. Entretanto, nem todos gostaram da novidade, e logo se manifestaram para negar serem assinantes do app.
Porém, em 27 de março, o empresário anunciou que cederia benefícios de assinantes X Blue a alguns perfis. “Daqui para frente, todas as contas X com mais de 2.500 assinantes verificados receberão recursos Premium gratuitamente, e contas com mais de 5.000 receberão Premium+ gratuitamente”, informou em uma publicação na rede social.
Já nesta quarta-feira (3), a atriz Yvette Nicole Brown, da série “Community”, e o indicado ao Oscar Jeffrey Wright, de “Ficção Americana”, foram algumas das celebridades que receberam o selo de verificação no X.
Wright também publicou uma captura de tela da notificação de sua assinatura gratuita, que informava: “Como um membro influente da comunidade no X, demos a você um assinatura gratuita do X Premium sujeita aos Termos do X Premium selecionando este aviso. X reserva-se o direito de cancelar a assinatura gratuita a seu exclusivo critério”.
Translation:
Pay $8? Kidding. Help me. But don't say anything too free speechy about me or my Garbage Tower of Babel shitsite. pic.twitter.com/liUxKyASuA
— Jeffrey Wright 🥜 (@jfreewright) April 4, 2024
O que mudou no selo de verificação do Twitter?
O recurso de verificação da rede social surgiu em 2009, para evitar a proliferação de fakes se passando por pessoas públicas. Mas, em abril de 2023, meses após Musk adquirir a plataforma, houve uma alteração nas regras do selo. A mudança passou a exigir que os usuários assinassem o Twitter Blue para terem acesso ao recurso, por a partir de R$ 42 mensais.
No entanto, pouco tempo depois, o X voltou atrás. Ele começou a devolver o selo para algumas contas com mais de 1 milhão de seguidores, que supostamente teriam assinado o Blue. Na época, celebridades que já haviam morrido receberam selos, como o ator Chadwick Boseman e o astro da NBA Kobe Bryant. Isso levantou um questionamento sobre a honestidade da plataforma em relação aos assinantes.
Sob o comando de Elon Musk, o microblog também adotou diferentes tipos de selo, nas cores dourado, para empresas, e cinza, para governos.