Elon Musk diz que Starship está pronta para decolar na próxima semana

Starship dará início à odisseia espacial de Elon Musk. Só tem um problema: foguete da SpaceX ainda aguarda aprovação para decolagem
Elon Musk diz que Starship está pronta para decolar na próxima semana
Imagem: Twiter/Reprodução

O bilionário Elon Musk anunciou no Twitter que a espaçonave Starship está pronta para realizar o seu primeiro teste de lançamento orbital. O problema: a SpaceX ainda não tem autorização regulatória para tirar o foguete do chão.

A Starship faz parte dos planos ambiciosos de Musk para levar astronautas até a Lua e colonizar Marte. Quando ficar pronto, o sistema será o maior e mais poderoso foguete do mundo, tendo 120 metros de altura e com capacidade para transportar até 100 pessoas em uma única viagem.

No último fim de semana, os engenheiros da SpaceX concluíram a última revisão no veículo e declararam que ele está pronto para voar. De acordo com o bilionário, a decolagem deve ocorrer até o final da próxima semana.

Isso, claro, se a FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos) emitir uma licença dando sinal verde para este lançamento. Nos últimos meses, a SpaceX trabalha em conjunto com a agência governamental para fornecer os dados sobre a expectativa de desempenho da Starship e dos seus potenciais impactos na área ao redor do local de lançamento.

Porém, a relação entre a SpaceX e a FAA nem sempre foi amistosa. Musk, inclusive, já demonstrou irritação pela demora na aprovação desses testes de voo.

Vale lembrar que a FAA também já abriu processos formais para investigar testes anteriores da Starship. Em dezembro de 2020, por exemplo, a SpaceX lançou o protótipo batizado de SN08, mas acabou violando alguns termos da licença. O teste terminou com a explosão do veículo durante o pouso.

Já a decolagem do protótipo seguinte, a SN09, em fevereiro de 2021, também terminou em explosão, com a FAA conduzindo uma investigação oficial sobre os riscos desses testes. O vídeo da explosão pode ser visto abaixo:

 

A viagem da Starship

O lançamento será feito a partir de uma base da SpaceX instalada na vila de Boca China, no sul do Texas, nos EUA. Durante a decolagem, os residentes próximos da base são evacuados. Além disso, o espaço aéreo e as estradas próximas são fechadas, para garantir a segurança da população no caso de uma falha do foguete.

Para o seu teste inaugural, o foguete Super Heavy – com a ajuda dos seus 33 motores – terá o trabalho de impulsionar a Starship. Após alguns minutos de voo, o Super Heavy deve se separar e fazer uma descida controlada no Golfo do México.

Já a Starship continuará a acelerar com os motores do seu estágio superior até atingir o espaço. Contudo, ainda não está claro se a nave entrará de fato em órbita da Terra, antes de pousar verticalmente no Oceano Pacífico, próximo do Havaí.

A missão não levará nenhuma carga útil ou qualquer pessoa a bordo. O único objetivo da missão é testar os foguetes, os seus motores e capacidade de efetuar um pouso controlado.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas